Bancas de Mestrado da "UnB" mobilizam a Faculdade de Direito da UNIGRAN hoje e amanhã.

A exemplo das duas primeiras defesas de dissertações, de um mês atrás, espera-se a lotação do anfiteatro nas quatro Bancas que acontecerão.
As Faculdades de Direito da Universidade de Brasília, a UnB, e da UNIGRAN realizam novas Bancas de Defesa de Dissertação de Mestrado nestas quinta e sexta-feira no Anfiteatro da UNIGRAN, dando seqüência ao processo de conclusão do ?ID_CURSO de Mestrado Interinstitucional em Direito?. Quatro Bancas serão instaladas para realizar o exame público das dissertações ?Flexibilização das Leis Trabalhistas à Luz da Constituição?; ?O Princípio constitucional da dignidade do direito da pessoa humana e os direitos fundamentais ? Uma nova hermenêutica para o Século XXI?, ?Responsabilidade do Estado por ato jurisdicional lícito: prisão preventiva e posterior absolvição do acusado? e ?Comissões Parlamentares de Inquérito ? poderes e limites de atuação?. Na mesma ordem de autoria e horários de apresentação ? quinta-feira às 20h, sexta-feira às 9h, 15h e 20h ? os autores das dissertações são os mestrandos Carlos Roberto Cunha, Edson Ernesto Ricardo Portes, José Eduardo Néder Meneghelli e José Wanderley Bezerra Alves. Há um mês, as Bancas de Defesa havidas na UNIGRAN, e nas quais foram aprovados os professores da Instituição Adelar Anderle e Helton Fonseca Bernardes, tornaram-se históricas por serem as primeiras já realizadas no Estado na área de Mestrado em Direito. HISTÓRICO DAS DEFESAS As defesas anteriores e as que se seguiram a essas duas aconteceram em Brasília. Em todas, os alunos foram aprovados e pós-graduados Mestres em Direito. As mais recentes são as dos professores da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Noemi Mendes Siqueira Ferrigolo, que defendeu terça-feira a tese ?A liberdade de expressão e o Direito na sociedade da informação: um enfoque sobre a mídia, globalização e regulação?, desenvolvida com a orientação do professor-doutor José Geraldo Sousa Junior e aprovada com distinção e louvor; Tatiana Azambuja Ujacow Martins, que ontem apresentou à Banca o tema ?Diálogo intertextual entre o direito kaiowá-guarani e o Direito Positivo brasileiro em uma perspectiva da dignidade da pessoa humana?, cuja dissertação teve a orientação do professor-doutor Roberto Armando Ramos de Aguiar; e Lásaro Moreira da Silva, que também fez uma abordagem relacionada à questão indígena na dissertação ?Direitos Indígenas sobre as terras tradicionalmente ocupadas?, com orientação da professora-doutora Ela Wieck Wolkmer de Castilho. Nos dias 16 deste mês, os examinadores aprovaram a dissertação do advogado Renato Aguiar de Lima Pereira, orientando do professor Frederico Henrique Viegas de Lima, que tratou das ?Garantias constitucionais da profissão do advogado e os aspectos da responsabilidade civil. Os primeiros Mestres dessa turma são os professores José Bonifácio Hugo Rausch, Loreci Zottschalk Nolasco, Tiane Palieraqui e Airton José Motta. Eles defenderam suas dissertações em agosto e setembro. O convênio entre a Universidade de Brasília e UNIGRAN resultou no que é possivelmente o ID_CURSO de Mestrado em Direito mais produtivo do país, com praticamente cem por cento dos mestrandos concluindo o ID_CURSO até o momento, conforme destacam os professores José Geraldo Sousa Junior e Roberto Aguiar. Da turma de trinta de alunos, onze já submeteram suas dissertações às Bancas, quatro o fazem hoje e amanhã, e catorze irão defendê-las em novembro e dezembro. Os examinadores que se revezarão como membros das Bancas destas quinta e sexta-feira são os professores José Geraldo de Sousa Junior (FD/UnB); Marcus Faro de Castro (FD/UnB), Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto (FD/UnB), Menelick de Carvalho Netto (FD/UFMG); Alexandre Bernardino Costa (FD/UnB); Helder Baruffi ( UFMS) e Carlos Alberto Reis de Paula (FD/UnB).