Acadêmicos debatem a Educação Infantil na abertura da "XIV Semana Pedagógica".

Profª Simone Galvão anuncia as apresentações dos trabalhos acadêmicos, que começou com a do grupo do estudante Eduardo José Garcia.
A diretora da Faculdade de Educação e coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia, professora Iuderce Michelin de Almeida, fez ontem a abertura da “XIV Semana Pedagógica da UNIGRAN”, agradecendo a participação dos estudantes da Instituição e dos professores de escolas das Redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino pelo prestígio. “Nós esperamos que as atividades que realizaremos, até o dia 10, sejam bastante frutíferas para todos nós que militamos na área educacional”, disse. Na parte artística da solenidade, os acadêmicos iluminaram o anfiteatro da Instituição com velas em uma bela performance musical. Em seguida, o público estourou mais de uma centena de balões de gás para começar “a Semana com energia”, como disse a professora Simone da Costa Galvão, da disciplina de Fundamentos da Educação Infantil. Ela mediou os debates e as apresentações de trabalhos dos acadêmicos do 3º ano de Pedagogia sobre a Educação Infantil, tema do primeiro dia da “XIV Semana Pedagógica”. Uma parte da turma ocupou-se das origens e evolução das teorias e conceitos sobre a Educação Infantil, desde a Revolução Industrial – que, segundo explicaram, marca o início da desvinculação da família com a criança, processo que culmina com a Escola assumindo o papel de educadora – e se torna de extrema importância para a sociedade com a emancipação da mulher, que hoje trabalha fora de casa. Outra parte pesquisou como as mídias – televisão, jornais e revistas – tratam o tema Educação Infantil, constatando que apenas aquelas especializadas em Educação, e geralmente não acessíveis ao grande público, fornecem alguma informação de valor para a melhor compreensão de sua importância. Para medir esse nível de entendimento, um terceiro grupo de acadêmicos foi às ruas, com uma câmera filmadora, entrevistar pessoas de várias idades para saber a opinião delas acerca do assunto. O resultado a que chegaram indica desinformação sobre o real valor das creches e das escolas para crianças da faixa etária dos 0 aos 6 anos. “As pessoas, em geral, não têm conhecimento do atendimento da Educação Infantil. Elas ainda percebem a Educação Infantil como assistencial, seria como um local para deixar a criança enquanto a mãe está trabalhando, não como desenvolvimento para a criança chegar ao Ensino Fundamental bem preparada. Percebemos e constatamos que nós temos que trabalhar muito ainda para que a Educação Infantil seja reconhecida pela população”, disse a professora Simone Galvão. O debate continuou na palestra da professora e mestra em Educação, Lúcia Eugênia Pittas Martini, que realçou aspectos direcionados mais às práticas do educador infantil, no tema “Educação Infantil: escolarizar, socializar, brincar ou nada disso”. Na programação da “XIV Semana Pedagógica” desta terça-feira, a pós-doutora em Psicologia Cognitiva e Didática, Leny Rodrigues Teixeira, ministrará a palestra “As Teorias Construtivistas e Sócio-Históricas e a Prática Docente”, com início às 19h30.