XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UNIGRAN discute vivências da profissão

Os acadêmicos participaram de palestras e minicursos com foco no mercado de trabalho

A Semana Acadêmica ocorreu de maneira on-line e presencial

O curso de Engenharia Civil da UNIGRAN realizou, entre os dias 27 e 29 de outubro, a sua XI Semana Acadêmica. O evento reuniu profissionais e acadêmicos, de forma presencial e on-line, para discutir as vivências da profissão e preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

O coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, comentou que a Engenharia Civil é uma profissão em constante inovação e é regulamentada por diversas normativas, com isso, os egressos, ao entrarem no mercado de trabalho, precisam saber lidar com estas normas, tanto da profissão como de órgãos ligados a ela. Por isso, as semanas acadêmicas buscam preparar o aluno para as situações que irão ocorrer fora da sala de aula.

“Em nossas semanas acadêmicas temos buscado, ao longo dos anos, integrar os futuros profissionais ao mercado de trabalho, bem como prepará-lo para que seja além de um técnico com sólida formação acadêmica, ter uma conduta ilibada, conhecer os trâmites necessários para dar andamento às suas obras e serviços e, sobretudo, para que coloque seu saber para o bem da sociedade”, comentou o coordenador.

Luiz Henrique destacou a palestra sobre “A responsabilidade Técnica, Civil e Criminal dos profissionais da Engenharia”, proferida pelo engenheiro eletricista e advogado Claude Pasteur de Andrade Faria, que é ex-procurador jurídico chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA-SC e autor de diversas obras no âmbito da ética profissional.

Em sua palestra, Faria discorreu sobre os riscos causados pela profissão e as responsabilizações que o profissional deve sofrer, caso seja acometido por algum erro, abordando a responsabilidade técnica, pela execução correta das obras; responsabilidade de ética, que é controlada pelo CREA; responsabilidade civil, que é aquela que decorre da prática de ato ilícito, causando dano a alguém; e da responsabilidade penal, que é quando o profissional comete erro e acaba incidindo em crime, como, por exemplo, lesão corporal e homicídio.

“É fundamental que todo profissional saia da faculdade tendo uma noção básica sobre os riscos da profissão e o que ele tem que fazer para minimizá-los”, ressaltou o palestrante. “A semana acadêmica tem esta função primordial, de colocar os estudantes com pessoas do mercado, de fora da universidade, e que tragam esta experiência para dentro da vida acadêmica”, acrescentou Claude Faria sobre a importância do evento para o acadêmico.

“Estamos convictos que nossos futuros engenheiros civis saíram com uma bagagem, que fará toda diferença em sua profissão”, finalizou o coordenador Luiz Henrique.