Jornada Acadêmica traz experiências profissionais de arquitetos

Evento foi transmitido pelo canal da UNIGRAN no YouTube

A XIII Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN trouxe a troca de experiências com diversos profissionais, entre eles egressos do curso, sobre o mercado de trabalho atual com o tema ‘Arquiteto faz...’. O objetivo do evento, que aconteceu de maneira remota, foi demonstrar alguns profissionais que assumem outras funções, além das tradicionais, como desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras. 

Para a palestra de abertura, foi convidado um profissional brasileiro que atua há seis anos em um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, ‘Foster & Partners’, na Inglaterra. O arquiteto e urbanista Rafael Alcântara discorreu sobre a ‘Experiência Profissional no Escritório Norman Foster’.

Em sua fala, Alcântara estabeleceu uma conexão do momento profissional que vive atualmente e a realidade dos estudantes. O arquiteto quis que sua trajetória inspirasse os acadêmicos e mostrou as muitas possibilidades que a Arquitetura oferece, contando um pouco da sua história e desenvolvimento, desde o Trabalho Final de Graduação – TFG, até os projetos que vem desenvolvendo no escritório na Inglaterra. 

“Sou extremamente feliz com a variedade de trabalhos. Tive a oportunidade de trabalhar desde design de mobiliário, intervenções urbanas em favelas, habitação de interesse social, estruturas esportivas, até edifícios de luxo em Dubai. O que eu percebo é que existe uma linha comum conectando tudo, que é o respeito com a cidade. Há uma preocupação em como a Arquitetura que estou propondo pode contribuir”, destacou Rafael Alcântara. 

A programação da Jornada apresentou um bate-papo sobre ‘Trajetória do escritório e experiências profissionais’ é com os arquitetos da Valore Arquitetura e do Studio Jordano Valota; as palestras ‘Arquitetura e Luminotécnica’, com Fabiola Johan Braun, ‘Arquitetura e Empreendedorismo na Automação Residencial’, ministrada por Wellington Sandro Marila da Silva, ‘Programação e Arquitetura Paramétrica, a Profissão de Arquiteto se Integrando às Novas Tecnologias’, com Leonardo Presente Gindri, ‘Uso do Software Gráfico Blender na Arquitetura’, com Janrary Nunes França Junior, e ‘O papel do CAUMS quanto ao Exercício Profissional’, proferida por Eduardo Lino Duarte.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC