Alunos do SESI visitam laboratórios de Engenharia Mecânica da UNIGRAN

Estrutura da UNIGRAN possibilitou aliar o conhecimento teórico com a prática da engenharia e de inovação

Os alunos da Escola SESI de Dourados estiveram na UNIGRAN para conhecer os setores que atuam com inovação e robótica. Primeiro, visitaram a única aceleradora de startups do Mato Grosso do Sul, a Inova UNIGRAN, e depois, conheceram todos os laboratórios do curso de Engenharia Mecânica.

Acompanhados do diretor da Inova UNIGRAN, Fabiano Nagamatsu, os estudantes conheceram a aceleradora, o trabalho que vem sido desenvolvido em prol da cultura startup, receberam dicas e orientações para produzirem projetos inovadores e também, tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas relacionadas ao assunto.

Depois, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Igor Seicho Kiyomura, mostrou a estrutura do curso, explicando sobre as atividades de cada laboratório e de cada equipamento. Entre eles, conheceram os laboratórios de Física, Polímeros, Tecnologia e Inovação e de Soldagem.

“Infelizmente a pandemia obrigou as escolas e faculdades a aderirem as aulas remotas e essa mudança dificultou ainda mais os alunos do Ensino Médio na escolha da futura profissão. Diante disso, a visita das escolas aqui na Instituição se torna uma ação extremamente importante, pois proporciona o suporte para auxiliá-los nessa decisão. Especialmente no caso da Engenharia Mecânica, que geralmente é um curso muito associado apenas a indústria automobilística, conhecer nossos laboratórios e a nossa formação possibilita ver que é uma área ampla e que vai muito além disso”, explicou Kiyomura.

Segundo o professor Wesley Sarati Coelho, técnico das equipes de robótica da Escola do SESI, a ação teve o objetivo de complementar a formação dos alunos. “Trouxemos nossos alunos para eles terem esse contato com a engenharia e também para conhecer como funciona o trabalho da aceleradora Inova. Como eles estão trabalhando exatamente no desenvolvimento de projetos, atividades como esta são extremamente importantes, pois eles aprendem na prática todas as etapas que são necessárias. Além disso, viemos buscar uma parceria com a UNIGRAN, considerando que ela tem muito a contribuir com a nossa escola e com a formação dos nossos alunos, principalmente com a possibilidade de integrar nossas instituições por meio de eventos de pesquisa e extensão, estágios, entre outros”, falou.

A aluna Luisa Oshiro Teruya, de 16 anos, elogiou a visita e destacou a contribuição para o aprendizado. “Conhecer toda essa estrutura da Inova UNIGRAN e do curso de Engenharia Mecânica foi muito importante e útil para nossas equipes de robótica, porque conseguimos ver, na prática, todo o conteúdo que aprendemos em sala de aula. Tivemos a oportunidade de conhecer diversos equipamentos e materiais que o curso utiliza no dia a dia da formação e que certamente vão nos ajudar nos projetos que estamos desenvolvendo na escola”, apontou.

A escola trabalha com robótica em todas as séries e formou equipes que já participaram e conquistaram títulos em competições estaduais e nacionais.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran