Congresso de Saúde da UNIGRAN bate recorde de participantes

Participantes durante a apresentação dos trabalhos científicos do eixo ‘Saúde mental e pandemia’, no último dia do evento

Na última sexta-feira, dia 3, a UNIGRAN encerrou a sétima edição do Congresso Interdisciplinar de Saúde, que neste ano aconteceu on-line e bateu recorde de participantes: quase 3.000. Com o tema ‘Novos desafios dos profissionais da Saúde do Século XXI’, o evento reuniu diversos profissionais e estudantes que promoveram diálogos e debates sobre o enfrentamento dos desafios da área, principalmente durante a pandemia.

O Congresso de Saúde é um evento tradicional que já ocorre presencialmente há mais de duas décadas, promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde da UNIGRAN, e tem a participação dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Radiologia.

Além da palestra de abertura e das mesas redondas, no último dia do evento aconteceram as apresentações dos 100 trabalhos científicos que o Congresso recebeu, divididos por oito eixos temáticos: Saúde Estética; Saúde Coletiva e Epidemiologia; Saúde da Criança, da Mulher, do Adulto e do Idoso; Diagnóstico Clínico-laboratorial e por Imagem; Controle de Qualidade de Alimentos e Industrial; Educação e Tecnologias na Saúde; Saúde Mental e Pandemia; e outras áreas.

O destaque do evento foi a palestra de abertura com o fisioterapeuta Diego Kurts, que abordou o tema ‘O cuidado regido pelo brincar’. Além dele, diversos profissionais também contribuíram com o evento, abordando outros temas atuais e de extrema importância, como: Teleconsulta e Teleatendimentos, Tecnologias no Marketing e na Gestão Digital, Covid-19, Cuidados Paliativos, Avaliação e Diagnóstico Personalizado e Tendências nos Tratamentos Estéticos, com ênfase multi e interdisciplinar, visão humanizada do atendimento nas unidades de terapia intensiva.

A diretora Faculdade e coordenadora geral do Congresso, Ângela Midori Kuraoka, comemorou o sucesso. “Esta edição do Congresso de Saúde teve mais que o dobro de participantes das edições anteriores. Como forma de valorização e homenagem aos profissionais da saúde, que sempre tiveram o seu valor social e que, nesta pandemia, lutaram bravamente como grandes heróis, este evento foi elaborado com cunho interdisciplinar, trazendo 40 palestras com temas atuais ministradas por grandes nomes da área, permitindo o livre acesso a todos”, disse.

Midori também agradeceu a todos que participaram. “Nossos sinceros agradecimentos a todos os palestrantes pela sua valiosa contribuição e a todos os inscritos no evento. Esperamos que tenha despertado novas ideias e conhecimentos na área da Saúde”, concluiu.

O Congresso de Saúde da UNIGRAN acontece a cada três anos e é um dos mais importantes eventos científicos da região, que reúne cientistas, profissionais e alunos dos cursos da área.

Em tempo, a Comissão Organizadora do evento manifesta sinceras desculpas, pois a palestrante Vivian Ipaves de Almeida Borba, que abordou o tema ‘Novas tendências em exames genéticos: novos painéis, tipos de amostras, qualidade e processamento’, na mesa redonda ‘Inovações em avaliação e diagnóstico personalizado, pela pronúncia incorreta do seu nome.