VII Congresso de Saúde da UNIGRAN inicia com palestra sobre ‘O cuidado regido pelo brincar’

O fisioterapeuta Diego Kurtz ministrou a palestra e explanou sobre a exaltação do cuidado, após a pandemia da Covid-19, e o brincar como forma terapêutica

Diego Kurtz durante palestra de abertura do VII Congresso de Saúde

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 1º, a abertura do VII Congresso de Saúde da UNIGRAN, com o tema ‘Novos desafios dos profissionais da Saúde do Século XXI’. O evento conta com 40 palestras e quase 2,5 mil inscritos, sendo promovido pela Faculdade de Ciências da Saúde há mais de 20 anos.

A diretora Faculdade, Ângela Midori Kuraoka, iniciou o evento exaltando a importância do Congresso de Saúde para Mato Grosso do Sul e que, em 2021, é realizado de forma on-line e 100% gratuito.

“Há 20 anos é um dos maiores eventos de ensino e pesquisa nesta área no Mato Grosso do Sul. Este evento foi pensando para os profissionais e acadêmicos. A sociedade sempre reconhece o seu valor, mas nestes últimos dois anos ficou ainda mais evidente a sua importância. Em uma crise de saúde econômica mundial, devido à pandemia da Covid-19, destacaram-se os profissionais da área da saúde”, comentou a diretora.

Para a abertura do evento, o fisioterapeuta Diego Kurtz foi convidado a ministrar a palestra ‘O cuidado regido pelo brincar’, em que ele expôs o cuidar como prática natural para o profissional e também introduziu os ‘Poemas Visuais’, que são brincadeiras lúdicas realizadas de forma terapêutica.

“A gente precisa reclinar-se para cuidar. Construímos nosso futuro, olhando para o passado e olhando para o presente. Porém hoje, já estamos há mais de ano em pandemia mundial, cuidar não pode ser mais uma opção. Ou a gente aprende a cuidar ou vamos perecer”, ressaltou o palestrante.

Durante a palestra, Diego destacou o cuidado não como um “procedimento, mas como um acontecimento”. “Para isso acontecer, precisa da participação de dois sujeitos. Então, você e seu paciente são sujeitos do acontecimento do cuidado e não mais objeto do seu procedimento como profissional”, explicou.

O fisioterapeuta ainda frisou a construção do cuidado através do brincar, destacando algumas atividades que ele tem realizado durante seu trabalho, como os ‘Poemas Visuais’, pelo qual ele descontrói um objeto, de sua função original, e o usa de forma lúdica, ou seja, “reclina o olhar diante de um objeto”.

Estes objetos, ou ‘Poemas Visuais’, como ele denomina, são usados durante o atendimento, como forma de terapia para seus pacientes. “Quando a gente se coloca na cena do cuidado, de forma reclinada, a gente começa a enxergar tudo de outra forma, e isso potencializa muito nosso cuidado”, finalizou Diego.

Serviço

O Congresso de Saúde acontece até sexta-feira, 3, e tem o objetivo de promover um diálogo e debate sobre o enfrentamento dos desafios dos profissionais da saúde. As palestras serão transmitidas pelo Canal da UNIGRAN Dourados no YouTube, de maneira gratuita.

A programação conta com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentações de produções científicas, envolvendo os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Radiologia, e pode ser encontradar no site: eventos.unigran.br/congressodesaude.

O fisioterapeuta demonstrou alguns dos objetos usados durante as brincadeiras

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran