Egresso da UNIGRAN realiza sonho e atua como fisioterapeuta esportivo em time de Dourados

Vitor Hugo trabalha com a prevenção de lesões e melhora na performance dos atletas

Vitor durante trabalho de prevenção junto aos jogadores do Juventude

O curso de Fisioterapia da UNIGRAN prepara o acadêmico para diversas áreas de atuação. Dentre os segmentos, a fisioterapia esportiva tem ganhado destaque, na qual o profissional trabalha na prevenção e na reabilitação das lesões, além de agir na melhora do desempenho do atleta.

O fisioterapeuta e egresso da UNIGRAN, Vitor Hugo Neris Donazzolo, se formou em janeiro de 2020 e, após o término do curso de especialização em Traumato/Ortopedia e Esportiva, começou a atuar na área esportiva, com o time do Juventude A. G. Ele ainda iniciou este ano um mestrado no programa de Ciências do Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, em Campo Grande, mais especificamente na linha de pesquisa sobre Aspectos profiláticos e terapêuticos da atividade física em diferentes condições de saúde.

Para ele, a área foi escolhida antes mesmo do início da graduação, já que é apaixonado por esportes, principalmente o futebol. “Desde que vi como a fisioterapia atuava na área me encantei e não quis saber de outra”, comentou.

Ele explica que no Juventude atua na prevenção, de forma coletiva, com os atletas e também no melhoramento de sua performance, junto com o preparador físico. Quando um jogador se lesiona, Vitor aponta que busca o melhor tratamento possível para a lesão.

“Quanto à reabilitação, quando um atleta se lesiona, busco sempre fazer uma avaliação precisa do que houve com ele, ouvindo-o e também através de testes funcionais e exames de imagem, quando é preciso. Depois disso, começa o trabalho específico, sempre tentando tratar da melhor forma, sendo trabalho de força, padrão de movimento, trabalho com bola, entre outros. Para que o jogador volte, não só o mais rápido para quadra, mas com qualidade, sem que exista uma recidiva da lesão”, ressaltou o egresso.

Vitor ainda lembra que a UNIGRAN foi essencial para sua formação profissional e atuação na área esportiva. “Dentro do curso temos matérias que são de suma importância e base para profissão, como anatomia, fisiologia, bioquímica, histologia e também as específicas que deram a base, como a ortopedia e a esportiva. Além disso, a UNIGRAN tem uma ótima estrutura e professores com muito conhecimento e que souberam transmitir esse conhecimento importante hoje no meu raciocínio clínico, do mesmo modo, todo o suporte deles durante todo o curso, o que foi fundamental na minha trajetória”, relatou.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Simone Nihues, destacou que a UNIGRAN dá toda a base acadêmica para que o egresso saia da Instituição preparado para atuação profissional. “O curso de Fisioterapia prioriza o ensino de excelência. Nossos docentes buscam atualizações que objetivam aprimorar o ensino e preparar nossos acadêmicos para o mercado de trabalho. Outras ações como eventos científicos, projetos de extensão são realizados com o objetivo de formar fisioterapeutas devidamente preparados. O resultado desse empenho são egressos engajados de maneira satisfatória no exercício da profissão”, enfatizou.