Capacitação em sala de vacina para enfermeiros e farmacêuticos inicia em agosto na UNIGRAN

Curso atende normas dos Conselhos Profissionais e possibilita a enfermeiros e farmacêuticos atuar com a vacinação

Estão abertas as inscrições para o curso livre ‘Capacitação em sala de vacina’, que inicia no dia 14 de agosto na UNIGRAN. As aulas serão presenciais aos sábados e realizadas em laboratório e também em campo. O investimento mensal é de R$ 400,00 e o aluno ainda pode ganhar 20% de desconto se efetuar o pagamento pontualmente, até o dia 10 de cada mês. A inscrição pode ser feita no link: www.unigran.br/vacina.

O objetivo do curso é demonstrar o papel do profissional na prevenção e manutenção do controle e erradicação das doenças imunopreveníveis, e redução das taxas de morbimortalidades nos diferentes ciclos da vida, através da imunização e contribuir no planejamento e processo de trabalho em sala de vacina.

O curso atente a Resolução 654.18 do Conselho Federal de Farmácia – CFF, em seu artigo 8º, que regulamenta a capacitação dos profissionais farmacêuticos para atuar com vacina. “Neste contexto, a UNIGRAN vem atender uma necessidade de Dourados e região na capacitação de profissionais farmacêuticos e enfermeiros, oferecendo uma capacitação de qualidade, atendendo às resoluções vigentes, com aulas práticas e prática em serviço, reafirmando assim, seu compromisso com a educação de qualidade e contribuindo com as demandas da sociedade”, explicou a coordenadora do curso de Farmácia da UNIGRAN, Letícia Castellani Duarte.

Desde o ano de 2014 as farmácias foram autorizadas a dispor de soros e vacinas para atendimento imediato à população. As condições para que a vacinação seja realizada nesses estabelecimentos estão regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – desde 2017.

A vacinação é uma das prioridades em saúde pública e vem se mostrando ao longo dos anos como umas das medidas mais eficazes de prevenção e de grande impacto na saúde da população. Assim, é de suma relevância a capacitação de profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho já com conhecimento técnico específico, possibilitando a implementação de estratégias de vacinação na educação em saúde, administração de vacinas, capacitações e ampliação de serviços dentro da rede de atenção à saúde primária no que tange ações de imunização.

Compõem a grade curricular do curso: Conceitos, histórico, desenvolvimento de vacinas; requisitos das vacinas e desafios da vacinação; doenças imunopreveníveis e Vigilância em Saúde; rede de frio (transporte, armazenamento e distribuição); processo de funcionamento da sala de vacina; vacinas (composição, indicações, administração); Vigilância de Eventos adversos pós-vacinação; protocolo antirrábico; Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES); e Técnica de aplicação. Mais informações podem ser obtidas no site do curso, www.unigran.br/vacina ou nos telefones (67) 3411-4114 e 99971-6719 (WhatsApp).