Professor torna-se Mestre em Direito defendendo Direito Penal mais justo.

A dissertação do prof. Helton Fonseca, defendida brilhantemente, foi considerada de grande relevância social pelos examinadores da Banca de Mestrado.
O promotor de justiça Helton Fonseca Bernardes é o sexto aprovado pela Universidade de Brasília no ID_CURSO de “Mestrado Interinstitucional em Direito”, realizado em convênio com a UNIGRAN. O promotor, que é também docente da Faculdade de Direito da Instituição, defendeu, sábado, a dissertação “Estratégias Punitivas e Legitimação” merecendo os louvores da Banca de Mestrado que foi instalada no anfiteatro da Instituição. O professor-diretor da Faculdade de Direito da UnB, doutor José Geraldo de Sousa Junior, disse que “o trabalho enfoca um tema sensível, o do controle social da criminalidade, de forma consistente”. O professor José Geraldo – bem como os doutores Roberto Armando Ramos de Aguiar, da UnB, e Helder Baruffi, da UFMS/Dourados, os três integrantes da Banca – enalteceu a relevância social e os argumentos jurídicos e sociológicos da dissertação. Nesse trabalho, o professor Helton Fonseca aponta omissão dos legisladores em relação a certos crimes e a perseguição aos que define como “excluídos da sociedade”. “O que levou a discussão sobre a Estratégia Punitiva e a Legitimação é justamente a perseguição que o Direito Penal faz contra os socialmente excluídos, que são cada vez mais penalizados; enquanto os crimes econômicos, os crimes financeiros, o abuso estatal e os crimes políticos, todos esses, continuam sendo cada vez mais deixados de lado. Os legisladores estão sendo omissos com relação a esses delitos, que são muito mais graves à sociedade do que um crime de furto ou de roubo; essa é a grande preocupação”, disse o mais novo professor-Mestre da Faculdade de Direito da UNIGRAN. Cumprimentado pelos professores, acadêmicos e familiares que assistiram à defesa, ele não escondeu o entusiasmo pela conquista do título de Mestre em Direito. “É a conclusão de um trabalho de três anos ininterruptos para chegar a isso; então, o estado de euforia é muito grande”, falou o promotor. Além dele, os professores José Bonifácio Hugo Rausch, Loreci Zottschalk Nolasco, Tiane Palieraqui , Airton José Motta e Adelar Anderle também já fizeram as defesas de suas dissertações e foram aprovados, sendo que mais 23 defesas serão realizadas por alunos dessa turma nos próximos dois meses.