Defesa de Mestrado mostra a dinâmica do conhecimento no campo do Direito.

A defesa de dissertação do prof. Adelar, que recebeu o título de Mestre, foi assistida por um grande número de professores e acadêmicos de Direito.
Uma dissertação de Mestrado ou uma tese de Doutorado nunca põe um ponto final à matéria de que trata e sempre motiva novas pesquisas, análises e discussões cada vez mais avançadas, fazendo com que o processo de produção do conhecimento jamais cesse. Assim, a produção de um trabalho dessa natureza constitui-se um momento que marca a ampliação dos limites do conhecimento e, simultaneamente, a proposta de novos desafios. Ontem, o professor de Direito Ambiental da UNIGRAN Adelar Anderle protagonizou um desses momentos ao defender a dissertação “O Poder de Polícia Ambiental” perante a Banca de Defesa de Mestrado do ID_CURSO de “Mestrado Interinstitucional em Direito”, realizado em convênio entre as Faculdades de Direito da Universidade de Brasília e da UNIGRAN. Depois de mais de duas DATA_HORAs, tempo da exposição a sua dissertação “O Poder de Polícia Ambiental” e da argüição feita pelos professores-doutores José Geraldo de Sousa Junior, Roberto Armando Ramos de Aguiar e Alexandre Bernardino Costa, da UnB, e Helder Baruffi, da UFMS, o professor, agora Mestre em Direito, declarou: “uma dissertação de Mestrado é uma defesa; essa parte realmente é muito difícil porque nós temos que nos dobrar e admitir de imediato um novo pensamento e, essa nova visão deve adentrar em nossa bagagem de uma forma ordenada. É uma experiência nova e muito gratificante, mas bastante dura”. O professor Adelar Anderle, que é delegado da Polícia Federal, elaborou uma tese em que aborda questões filosóficas, legais e pragmáticas sobre a preservação dos ambientes naturais, como legados para a posteridade; que passou a considerar ainda aberta após a Defesa. “Quando eu concluí o meu trabalho estava convencido que o pensamento em volta do poder de policiamento... o Estado completo seria o mais moderno. Depois do trabalho apresentado e das observações dos membros da Banca, vejo há novos horizontes a serem buscados, portanto, a dinâmica continua”, falou em entrevista, ao final da Defesa. O outro mestrando do ID_CURSO que está defendendo sua dissertação é o professor Helton Fonseca Bernardino, promotor de Justiça que acabou de concluir a exposição de seu trabalho “Estratégias Punitivas e Legitimação”, para a Banca. A avaliação entra agora na fase de argüição.