Podcasts e vídeos inovam trabalhos acadêmicos da UNIGRAN durante a pandemia

Apresentações em sala de aula se transformaram em programas de podcasts e de vídeos inovadores na UNIGRAN

No contexto da Covid-19, a aula remota é a tendência para que o ano letivo continue diante das restrições da pandemia. Em 2017, a UNIGRAN firmou parceria com o Google, que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e passou a disponibilizar todas as ferramentas da inovadora plataforma 'Google for Education' aos alunos, um sistema integrado de softwares que potencializa a capacidade pedagógica do Centro Universitário.

Desde então, os estudantes já faziam uso do Google Classroom, mas de maneira complementar ao ensino e, a partir da pandemia, eles passaram a utilizá-la de maneira intensiva no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, o ano letivo não foi interrompido e as aulas remotas são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial, garantindo a mesma qualidade do aprendizado.

Diante dessa nova realidade, os alunos também buscaram novas alternativas para a realização e apresentação dos trabalhos acadêmicos, aliando a criatividade a tecnologia e os resultados estão surpreendendo os professores.

A professora de Química Orgânica Karimi Sater Gebara, dos cursos de Farmácia e Biomedicina, foi uma delas. Para relacionar a Química com os dermocosméticos, explorando as ferramentas disponíveis de mídias sociais e tecnológicas, solicitou um trabalho aos acadêmicos do 3º e 5º semestre e elogiou os resultados. "Os alunos estão se superando quando lançamos um desafio. Eles têm mostrado criatividade e empenho nos trabalhos acadêmicos. Notei que os trabalhos realizados nesse formato remoto por meio de vídeos e podcasts são mais motivadores do que os seminários apresentados em sala de aula. Além disso, estamos aplicando uma metodologia ativa mais atual e podemos trazer os resultados para fora do ambiente escolar. O podcast e os vídeos animados se destacaram mais, pois os acadêmicos não se sentem tão ansiosos e também conseguem explorar diversas tecnologias. Além disso, com esses novos formatos, é possível limitar o tempo e aproveitar o conteúdo levantando para a comunidade externa”, explicou.

Outra disciplina que oportunizou o aprendizado por meio da produção de diversos trabalhos dinâmicos e inovadores foi a de Toxicologia, ministrada pela professora Letícia Castellani Duarte. “Passamos por muita transformação neste ano de pandemia e foi muito gratificante buscar novas formas de trabalhar os conteúdos on-line, principalmente pelo retorno que obtive dos acadêmicos que superaram as minhas expectativas nos trabalhos desenvolvidos. Em Biomedicina e Enfermagem foram atividades voltadas à prevenção com elaboração de jogos, podcasts e vídeos. Os resultados foram surpreendentes e muito gratificantes”, disse.

Quando autorizadas, as aulas práticas presenciais nos laboratórios acontecem seguindo as normas de biossegurança. Para preservar a saúde dos alunos e colaboradores, a UNIGRAN realizou uma força tarefa e implantou todas as medidas de biossegurança determinadas pelo Decreto Municipal nº 56, de 26 de janeiro, que autorizou o retorno das aulas presenciais em Dourados. Entre elas, a instalação de dispensers de álcool gel e aferição da temperatura corporal em todas as entradas da Instituição, distanciamento físico de 1,5m entre alunos em todos os espaços, incluindo sanitários, a doação de uma máscara face shield para cada estudante e professor, entre diversas outras.

Abaixo segue o link de alguns dos trabalhos acadêmicos que utilizaram o formato de podcast e vídeo, que exemplificam as mudanças e a inovação encontrada durante a pandemia:

Podcast: http://encurtador.com.br/nHJM6

Vídeo: http://encurtador.com.br/osGS5

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran