XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia da UNIGRAN aborda efeitos da pandemia na Psicanálise

Jornada Acadêmica foi transmitida pelo canal da UNIGRAN no YouTube

A pandemia da Covid-19 tem mudado o rumo de diversas profissões no mundo. E, por isso, o curso de Psicologia da UNIGRAN apresentou o tema ‘Psicologia e Pandemia’ na XVIII Jornada Acadêmica e VIII Mostra Científica, que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho. O evento, realizado pela plataforma Google Meet e transmitido pelo YouTube, teve como abertura a palestra ‘O Corpo em Psicanálise e a Questão do Atendimento On-Line’, ministrada pela egressa da UNIGRAN, psicóloga e psicanalista, Carla Braga Valota.

A coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Ticiana Araújo, iniciou o evento ressaltando o formato on-line da Jornada e como a situação mundial atual reflete na escolha da temática da programação.

“A pandemia é algo que está acontecendo ainda e muitos efeitos estão se dando nos sujeitos que estão vivendo este caos. Esta situação é terrível, dramática e traumática. E como nós, profissionais da Psicologia, estamos conseguindo lidar com isso? Como nós estamos conseguindo atravessar tudo isso? Como está sendo nossas práticas profissionais a partir de uma situação que nunca aconteceu?”, pontuou a coordenadora.

Ticiana ressaltou que a Psicologia, enquanto ciência, tem tentado encontrar respostas para estas situações, sendo que algumas perguntas conseguiram ser respondidas, enquanto, por outro lado, outros questionamentos ainda estão sendo construídos.

Sobre o assunto, a psicóloga e psicanalista Carla Valota, apontou que as teorias sobre a temática ainda não são definidas, já que elas estão sendo criadas a partir das experiências vividas na atualidade. “Vim contar sobre algo que nos tem atravessado. Meu intuito foi realmente apresentar o que está sendo discutido, como nós fomos atravessados na nossa prática clínica e os efeitos disso, como tenho escutado entre os pares. Se trata de uma dimensão experimental, onde as teorias estão sendo criadas, a partir desta experiência”, mencionou.

Programação

O evento ainda contou com a palestra das professoras do Projeto de Extensão do Curso de Psicologia da UNIGRAN, Dra. Maísa Cordeiro e Me. Kamilla Golin, com o tema ‘Mulheres na Psicologia: Resgate histórico e crítica feminista’, da psicóloga e psicanalista, presidente do Conselho Regional de Psicologia – CRP 14, Marilene Kovalski, sobre ‘Pandemia, o Lugar do Conselho para a Categoria e Sociedade’.

No segundo dia, a Jornada Acadêmica contou com oito minicursos, sendo ‘Psicologia e Política de Assistência Social: desafios e possibilidades de atuação na proteção social básica’; ‘Intervenção com Mulheres Vítimas de Violência’; ‘O Papel do Psicólogo Escolar em Tempos de Pandemia’; ‘A Atuação da Psicologia na Linha de Frente: resgatando a subjetividade em tempo de pandemia’; ‘Atuação da Psicologia Hospitalar Frente à Covid-19: um olhar sob a perspectiva dos cuidados paliativos’; ‘Pensando Coletivamente Problemas Coletivos: uma introdução às práticas narrativas’; ‘Intervenções Psicológicas Mediadas pela Internet para Tratamento de Depressão no Pré e Pós Pandemia: o programa Deprexis’; e ‘Saúde Mental e (Tele) Trabalho em tempos de Pandemia’.

Apresentações culturais e trabalhos de iniciação científica também fizeram parte da programação da Jornada Acadêmica.