2° Web Simpósio de Enfermagem discute tecnologias e inovação na assistência ao paciente cirúrgico

: Evento aconteceu on-line e foi transmitido pelo canal oficial da UNIGRAN no YouTube

O avanço da ciência e da tecnologia seguem contribuindo positivamente para salvar vidas. E, com o intuito de aprimorar os conhecimentos sobre o uso das tecnologias e inovação na assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, o curso de Enfermagem da UNIGRAN realizou o 2° Web Simpósio para debater o tema. O evento aconteceu on-line pelo Google Meet e foi transmitido pelo canal oficial da Instituição no YouTube.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Tatiana Vallezzi Cavichioli, lembrou, durante o uso da palavra na abertura do evento, sobre o momento da pandemia de Covid-19. “O ano de 2021 continua sendo atípico, tanto em nossa vida pessoal, quanto profissional, com muita reflexão sobre os nossos valores e costumes. Temos sempre que pensar no próximo, no bem-estar coletivo. São inúmeras mudanças”, mencionou.

Tatiana Vallezzi ressaltou a oportunidade dos participantes em adquirir conhecimento com “convidados especiais” de diferentes locais. “Foram momentos de muito conhecimento. Que possamos disseminar essas informações de forma coerente para ajudar outras pessoas”, enfatizou.

Para a abertura do evento, a enfermeira Cecilia da Silva Angelo falou sobre a ‘Assistência de Enfermagem na Cirurgia Robótica’. A coordenadora de Enfermagem do Programa Robótico ACCamargo Cancer Center afirmou que é um tema desafiador dentro da assistência perioperatória e que vem trazendo, a cada dia, uma amplitude maior em termos de conhecimento e curva de aprendizado para a equipe de enfermagem e multiprofissional, pois a robótica trouxe um elo nesta área.

“Foram décadas de mudanças na formação cirúrgica, com uma evolução tecnológica muito grande. Para quem imaginava que a ‘era dos robôs’ era uma realidade distante, se equivocou. Hoje, diversas áreas são assistidas por tecnologia robótica. O protótipo do Robô Surgical da Vinci foi desenvolvido no final de 1980 em um antigo centro de pesquisa contratado pelo Exército, com o objetivo de realizar a cirurgia em campo de batalha a distância. No Brasil, atualmente dispomos de dois sistemas robóticos, o SI e o XI”, explicou a enfermeira.

Conforme Cecilia Angelo, a cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo que segue a linha de cirurgia laparoscópica, em que são utilizados instrumentos longos que trabalham dentro de trocartes [instrumentos cilíndricos] introduzidos na parede abdominal e/ou toráxica. “O diferencial, além da movimentação, dos 360º, é que os braços robóticos e articulações conseguem alcançar estruturas que a mão humana não conseguiria, nem o instrumento laparoscópico. Ao integrar compreensão humana, sistemas inteligentes, geração de imagens, instrumentos avançados e dados, podemos construir soluções capazes de avançar e inovar os resultados”, apontou.

Programação do Web Simpósio

A programação do evento contou ainda com as palestras: ‘Tecnologias Aplicadas na Prevenção de Cirurgias Oncológicas em Mulheres’, ministrada pela enfermeira Fernanda Carollyne Zagonel da Silva Palma; ‘12 de Maio – Dia Internacional do Enfermeiro’, com a professora MSc. Carla Kerin Monteiro; ‘Cirurgia Segura: desafios e oportunidades à Enfermagem’, abordada pela professora Dra. Cintia Rachel Gomes Sales, enfermeira Cassia Pimenta Barufi Martins e enfermeira Rachel Schneider; ‘Tecnologias do Cuidado na Assistência de Enfermagem no transporte intra hospitalar do paciente Cirúrgico em tempos da Covid-19’, com a enfermeira Sidylaine Nascimento da Silva; ‘A enfermagem no bloco Cirúrgico: Vivências de uma Enfermeira Instrumentadora’, proferida pela Luana Caroline Morosini Frade e ‘Perspectivas e Desafios da atuação do Enfermeiro em Centro Cirúrgico’, proferida pelo professor Dr. Rafael Henrique Silva.

Além das palestras, acadêmicos, professores, egressos e profissionais da saúde participaram de uma mesa redonda e da apresentação de trabalhos científicos.