Pedagogia da UNIGRAN promove a VIII Semana Mundial do Brincar

Os acadêmicos demonstraram várias possibilidades de brincadeiras fáceis, produzidas com materiais acessíveis

Brincar é reviver a Infância! Esse é o tema da XIII Semana Mundial do Brincar promovida pelo curso de Pedagogia da UNIGRAN neste ano. O projeto desenvolvido dentro da disciplina de ‘Ludicidade em Espaços Escolares e Não Escolares’ foi elaborado pela professora Lúcia Eugênia Martini, junto com a coordenação do curso e do professor Edilson Rebelo dos Santos.                                                

O Word Play Day – Dia Mundial do Brincar – comemorado anualmente em 28 de maio foi instituído em 1999 no Japão, para marcar o aniversário da International Toy Library Association – ITLA – Associação Internacional de Brinquedoteca e é celebrado por mais de 25 países.

As atividades da Semana do Brincar estão sendo desenvolvidas pelos acadêmicos do 3º semestre na Brinquedoteca UNIGRAN, oportunizando jogos e brincadeiras para as crianças. O objetivo do evento é ensinar os estudantes a planejar, organizar e executar atividades lúdicas que atendam os diversos públicos, e demonstrar que, com ideias simples, as brincadeiras podem ocorrer de forma segura mesmo durante o isolamento social.

A 13 º edição da Semana do Brincar busca possibilitar múltiplas reflexões sobre as brincadeiras da infância hoje esquecidas com o uso de tantas novidades tecnológicas, além do tempo exagerado dedicado à televisão que impede a movimentação e a socialização, dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças.

A professora Lúcia Eugênia fala sobre a importância das brincadeiras para a atualidade. “Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ele é muitas vezes negligenciado, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até desconhecido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra”, comentou.

A docente lembra ainda que a atuação do pedagogo não se restringe apenas ao ambiente escolar, como creches ou Ensino Fundamental, a atividade os prepara para lidar com diversos públicos. “A disciplina prepara o educador para que ele possa trabalhar em diferentes espaços, com diferentes públicos, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nossa proposta é preparar o futuro profissional para atuar em diferentes espaços escolares e não escolares. Seja em escolas, clubes, presídios, hospital pediátrico que precisa ter uma brinquedoteca, junto aos idosos. Então, existem várias possibilidades para o educador, que precisa ser um profissional lúdico”, concluiu Lúcia Eugênia.

Depois de todo o trabalho para planejar e executar os jogos, os acadêmicos puderam apresentar seus trabalhos e se divertir com as brincadeiras propostas pelos colegas. Elionai de Santos Ortiz, acadêmico do 3 º semestre de Pedagogia, comemorou o resultado do projeto e as lições que vai levar para a carreira. “Essa matéria ajudou a gente a entender a importância do brincar e saber como passar para os nossos alunos o que estamos aprendendo. Vou levar para a vida profissional a brincadeira, os jogos, a criatividade, o companheirismo, o conjunto, o grupo. Tanto individual, quanto em grupo, aprendemos muito, principalmente essa semana”, disse.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran