Direito da UNIGRAN dá início oficial às atividades letivas com aula magna on-line

Evento foi transmitido pelo canal oficial da UNIGRAN no YouTube

Tradição no curso de Direito da UNIGRAN, a aula magna é o marco inicial para as atividades letivas do ano. Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, a abertura solene do curso foi realizada e transmitida em plataforma on-line, obtendo mais de 1.600 visualizações. O convidado para ministrar palestra foi o professor Dr. Alvaro de Azevedo Gonzaga, livre-docente em Filosofia do Direito pela PUC/SP e pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e pela Universidade de Coimbra, que discorreu sobre o tema ‘Ética em Conexão com as Profissões Jurídicas’.

Durante o discurso na abertura do evento, o diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, Renato de Aguiar Lima Pereira, lamentou o momento de pandemia, mas ressaltou que não poderiam deixar de realizar a aula magna e ter um convidado de honra. “Tivemos a presença de uma figura solene, convidamos um dos melhores professores que nós temos dentro deste campo de conhecimento da ética. Ainda não é o momento de nos abraçarmos, mas creio que, em breve, quem sabe poderemos ter a nossa Semana Jurídica presencial. Creio que este é o sonho de todos”, ressaltou.

Joe Graeff Filho, coordenador do curso, mencionou que, na aula dirigida especialmente aos calouros, todos tiveram a oportunidade de “ouvir a mente brilhante de um jovem doutor do Direito”. “Dr. Alvaro nos honrou mais uma vez com sua presença. Buscamos trazer o melhor para os acadêmicos, o melhor tipo de formação possível, inovando e superando as habilidades, para um ensino de qualidade e de excelência. Tratamos um tema tão necessário da vida em sociedade. Neste momento diferente que vivemos, a responsabilidade e o senso social ético são tão importantes para que possamos viver em paz e buscarmos o desenvolvimento de nossa sociedade”, destacou.

Discutindo tema de relevância no cenário jurídico-social atual, o professor Dr. Alvaro de Azevedo Gonzaga enfatizou que, nas carreiras jurídicas, a ética é de suma importância. “Inexiste hierarquia entre juiz, promotor e advogado. Artigo 6º do Estatuto da OAB. Todos são iguais. A ‘deusa de justiça’ tem os olhos vendados, não porque ela seja cega, mas ela tapa os olhos para não ver em quem recai a espada da justiça”, salientou.

Ao final da palestra, Dr. Alvaro, reconhecido nacionalmente por ser um “grande professor de ética profissional e filosofia do direito”, direcionou uma mensagem importante aos estudantes. “A UNIGRAN consegue estabelecer um ambiente que emanta uma determinada magia que forma juristas e profissionais do Direito muito mais capacitados para além do elemento dogmático. Minha dica para os acadêmicos: leia, estude, se prepare. Chega um momento em que o seu conhecimento vai produzir uma explosão positiva, seja em um concurso público, seja na advocacia ou na elaboração de um parecer”, aconselhou.

Representando o corpo discente, o presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Direito da UNIGRAN, Kauê Palhano, também participou do evento.