Com rigorosas medidas de biossegurança e utilizando tecnologia de ponta, UNIGRAN inicia ano letivo

Alto investimento em tecnologia e cumprimento severo das normas de biossegurança garantiu a continuidade das atividades acadêmicas da UNIGRAN

Nesta segunda-feira, 8, calouros de todos os cursos da UNIGRAN foram recebidos por professores e colaboradores da Instituição, dando início ao ano letivo 2021. As atividades presenciais acontecem até quarta-feira, quando os acadêmicos vão receber o treinamento para utilizarem as ferramentas que dão acesso às aulas remotas, como o Google Meet e o Google Classroom, por exemplo.

Para preservar a saúde dos alunos e colaboradores, a UNIGRAN realizou uma força tarefa e implantou todas as medidas de biossegurança determinadas pelo Decreto municipal nº 56, de 26 de janeiro, que autorizou o retorno das aulas presenciais em Dourados. Entre elas, a instalação de dispenses de álcool gel e aferição da temperatura corporal em todas as entradas da Instituição, distanciamento físico de 1,5 metro entre alunos em todos os espaços, incluindo sanitários, a doação de uma máscara face shield para cada estudante e professor, entre diversas outras.

Em 2017, a UNIGRAN firmou parceria com o Google, que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e passou a disponibilizar todas as ferramentas da inovadora plataforma 'Google for Education' aos alunos, um sistema integrado de softwares que potencializa a capacidade pedagógica do Centro Universitário.

Desde então, os estudantes já faziam uso do Google Classroom, mas de maneira complementar ao ensino e, a partir da pandemia, eles passaram a utilizá-la de maneira intensiva no processo de ensino-aprendizagem.

São muitos os recursos disponibilizados pela plataforma, um dos que mais chama a atenção é o ′Classroom’ (Sala de Aula), um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente pelo celular, tanto aqueles com sistema operacional Android, como também os iPhones. Nesta ferramenta a interação entre professores e alunos é estimulada e facilitada, sendo possível compartilhar e criar conteúdos, corrigir trabalhados, estabelecer chat, entre outras facilidades. Como de costume em todos os sistemas Google, o Classroom é integrado aos demais, de modo que datas para entrega de trabalhos, por exemplo, aparecerão para o usuário na agenda Android do dispositivo. Ou seja, fará o ensino se integrar de forma simbiótica ao smartphone, assim os alunos poderão estudar pelo telefone ou computador todo o tempo.

No link www.unigran.br/dourados/?pgn=googleforeducation, o site da UNIGRAN disponibiliza diversos tutorias, com todas as orientações necessárias para que os alunos acessem as ferramentas, bem como a repostas das dúvidas mais frequentes.

A participação dos estudantes no treinamento presencial não é obrigatória. Aqueles que estão impossibilitados de comparecer à UNIGRAN vão receber a capacitação das ferramentas do Google for Education de maneira on-line. Para mais informações, basta o aluno pode entrar em contato com a coordenação do seu curso.