Fisioterapia e Farmácia estão entre as profissões que mais crescem na pandemia

Profissionais da saúde estão na linha de frente no combate à Covid-19

Cursos de Farmácia é o melhor do Centro-Oeste, conforme avalia o MEC

Com a pandemia da Covid-19, a área da saúde recrutou muitos profissionais. Neste campo, os fisioterapeutas saíram na frente: conforme levantamento da Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no ano passado em relação à 2019, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia. Para farmácia, segundo a análise do Glassdoor (antigo LoveMondays), um site de recrutamento que compila oportunidades de emprego, está entre os 10 cargos com maior demanda no Brasil para esse momento de pandemia.

Esse crescimento é positivo para a valorização das profissões pela sociedade. Conforme a fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIGRAN, Simone de Sousa Elias Nihues, com a pandemia do novo coronavírus, a Fisioterapia foi uma profissão que passou a ser indispensável, tanto na fase de tratamento da doença, quanto na reabilitação.

“Os profissionais trabalham em duas frentes: na hospitalar, diretamente com os pacientes com Covid, internados na enfermaria ou UTI, com um papel de suma importância, em especial para os pacientes em ventilação mecânica invasiva e, quando o paciente tem alta, no âmbito laboratorial, os fisioterapeutas têm trabalhado com a reabilitação por conta das sequelas pós Covid, algumas neurológicas, outras respiratórias, e ainda, fraqueza muscular. A reabilitação pode ser em home care ou clínicas especializadas”, menciona Simone Nihues.

Já na área da Farmácia, por sua competência e disponibilidade, o profissional representa frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. Segundo a farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia da UNIGRAN, Letícia Castellani Duarte, o profissional “está no Butantan pesquisando e produzindo vacina, está na Anvisa avaliando e aprovando a vacina, está no Ministério da Saúde na gestão, nos municípios realizando testes, aplicando vacinas”.

Letícia afirma que o ano de 2020 foi de muito trabalho, do mais básico, na produção de álcool gel, até a pesquisa de ponta. “Consulta on-line, orientação de uso de medicamentos, realização de testes rápidos... somos o profissional do medicamento, do cuidado ao paciente, da indústria, do laboratório de análises clínicas, das terapias complementares, dos cosméticos e estética, da toxicologia, da perícia, da oncologia, da farmácia hospitalar, do banco de leite, dos gases medicinais. Atuamos também na produção e distribuição dos gases medicinais (oxigênio). Aumentou muito a procura por este profissional, muitos editais de contratação emergencial, principalmente para atuação em hospitais e postos de saúde”, aponta.

Ensino de qualidade

A qualidade no ensino é um aspecto essencial que o estudante deve buscar, além da estrutura para as aulas práticas e oportunidades de estágio. Fisioterapia da UNIGRAN está entre os seis melhores cursos do país, conforme as últimas avaliações do Ministério da Educação – MEC, possui a Clínica de Fisioterapia para o contato com a prática profissional, tem duração de dez semestres e é oferecido nos períodos integral e noturno, mais informações podem ser obtidas no link: www.unigran.br/dourados/curso/34.

Também avaliado pelo MEC, o curso de Farmácia da UNIGRAN é o melhor do Centro-Oeste, conta com a Farmácia-Escola para as aulas práticas, sendo oferecido no período noturno, com duração de dez semestres, outras informações podem ser obtidas no link www.unigran.br/dourados/curso/25.

A UNIGRAN está com inscrições abertas para o Vestibular 2021 no site www.vestibularunigran.com.br, o processo seletivo é on-line e gratuito. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo telefone (67) 3411 4313 ou (67) 9 9222 5948 (WhatsApp).