Atuação do psicólogo se destaca durante a pandemia de Covid-19

O atendimento clínico é o clássico, mas não é o único campo de atuação da Psicologia

Desde o início da pandemia, os profissionais da saúde têm se desdobrado para conseguir atender as demandas que surgiram. O psicólogo tem papel fundamental nesse período que a sociedade atravessa e também precisou se adaptar à nova realidade.

Com a necessidade do distanciamento social, os atendimentos passaram a acontecer de forma remota. Já havia uma resolução que permitia as consultas on-line, porém era uma ferramenta pouco utilizada, geralmente só acontecia em casos que o paciente estaria distante por um longo período.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNIGRAN, Ticiana Araújo da Silva, comentou sobre o assunto. “Na Psicologia, a presencialidade é algo muito importante. O atendimento on-line foi uma mudança drástica, alguns pacientes viram isso com bons olhos, outros nem tanto. Então demorou um tempo também para o próprio paciente se habituar a esse novo formato. Mas como foi um período muito difícil e as pessoas estavam em sofrimento, houve uma adesão muito grande, inclusive de novos pacientes”, disse.

A coordenadora destaca ainda a importância de buscar ajuda profissional para lidar com as “marcas emocionais” que surgiram nesse período de quarentena. “A pandemia trouxe não só o adoecimento físico para alguns que pegaram a Covid-19, que precisaram fazer tratamento, outras pessoas não resistiram, mas também trouxe muito sofrimento emocional, como angústia, medo, incertezas, fobias, sensação de morte. Tudo isso é complicado demais, um acompanhamento psicológico é essencial nesses casos”, falou Ticiana.

Durante todos esses meses de pandemia, houve também uma força de trabalho por parte dos psicólogos para oferecer apoio aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.  “Essas pessoas cotidianamente sofrem os riscos, temores e enfrentam a realidade brutal dessa doença, ter um lugar de escuta onde eles podem falar dos medos e dificuldades é necessário para continuar na luta”, comentou a psicóloga.

Para finalizar, Ticiana da Silva lembrou que sempre haverá campo de atuação. “A Psicologia é uma área muito promissora que não vai sofrer defasagem ao longo dos anos, porque enquanto existir o ser humano, a psicologia estará presente. Temos um enorme campo de atuação sendo na área da saúde, educação, podemos trabalhar junto com um profissional de marketing, ou na área jurídica, no sistema prisional, no trânsito. O atendimento clínico é o clássico, mas não é o único campo de atuação”, concluiu.

Psicologia na UNIGRAN

O curso de Psicologia tem duração de 10 semestres, no período matutino ou noturno. Além das salas de aulas e os laboratórios, a UNIGRAN conta com o Núcleo de Psicologia onde os acadêmicos podem fazer os estágios tendo uma experiência real com a futura profissão.

Para ingresso em 2021, a UNIGRAN oferece vagas por meio do Vestibular gratuito e totalmente on-line e que pode ser agendando no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelo telefone (67) 3411 4313 ou (67) 9 9222 5948 (WhatsApp). Mais informações podem ser obtidas também no link https://www.unigran.br/dourados/curso/18.