Startup da Inova UNIGRAN está na final do programa Capital Empreendedor

Anderson Nogueira, CEO da PlanVet, startup inovadora que oferece plano de saúde e previdência para animais de estimação

A startup PlanVet, um plano de saúde e de previdência animal acelerada pela Inova UNIGRAN, foi selecionada para a final do programa nacional Capital Empreendedor, representando a região Centro-Oeste. Para isso, a PlanVet venceu a fase estadual e se juntou às melhores startups de cada Estado, que agora participaram da última etapa nacional.

Anderson Nogueira, CEO da startup, falou da experiência de participar do programa. “Foi uma oportunidade fantástica em que pude contar com o apoio da equipe do Sebrae, mentores de alto nível, além de investidores. Tudo isso me fez ver o negócio em uma outra ótica. Quando recebemos alguns feedbacks ‘duros’ dos investidores, nós pensamos: ‘isso não faz muito sentido, meu negócio é assim’, mas eles estão no mercado e têm experiências nele, diante disso, depois repensamos em algumas situações e nos aprimoramos, o que foi crucial para o crescimento da empresa”, disse.

O CEO destacou também que o programa possibilitou a realização de muitas ações que eram adiadas. “Foi muito valioso porque nos fez mexer. Geralmente nós vamos protelando algumas ações e a oportunidade de participar de eventos como esse nos faz correr atrás, porque temos metas, o que é muito bom para o negócio. Com isso, naturalmente você tem resultado”, apontou.

Nogueira lembrou ainda de todo o apoio que recebeu da aceleradora Inova UNIGRAN. “A mentoria feita pelo Fabiano Nagamatsu, que possui um grande know how e é uma das maiores referências em startup do Brasil, nos deu muitas dicas preciosas e fundamentais, por exemplo, como organizar um pitch e preparar a empresa para um crescimento exponencial. Isso porque a aceleradora viu potencial no nosso negócio e nos possibilitou a abertura de muitas portas, criando um grande network, o que foi imprescindível para chegar onde estamos”, concluiu.

Para Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN, estar na final do Capital Empreendedor atesta o trabalho que a aceleradora vem desenvolvendo. “Essa vitória mostra que estamos no caminho certo, confirma a nossa força, conhecimento prático e a capacidade de fazermos acontecer de forma correta, rápida e assertiva, pois surgimos em agosto do ano passado e já participamos de cinco concursos, nos quais fomos finalistas em quase todos. Além disso, mostra a competência do grupo que nós temos, formado por profissionais desenvolvedores, de marketing e de imprensa, administrativos e de estratégica, e que estamos alinhados com aquilo que tem demais novo no mercado de inovação e startup. Ser finalista do programa é muito importante, pois leva o nome da UNIGRAN para o Brasil e fora dele, além de conquistar o olhar de investidores para o Mato Grosso do Sul e para a região Centro-Oeste, descentralizando a cultura de startup dos grandes centros”, explicou.

Entre as atividades que o Capital Empreendedor realiza, destaca-se: Workshop de Empreendedores, que possibilita conhecer os principais mecanismos de funcionamento e critério de decisão de um investidor de risco; Mentorias de Planejamento, que desenvolve ferramentas e métricas essenciais para amadurecer o negócio; Mentoria Comportamental, para desenvolver habilidades que deixam o negócio mais preparado para o processo de investimento; e o Circuito de Investimentos, que aproxima a startup com investidores e amplia o networking com outras participantes do programa.

Sobre o Capital Empreendedor

O programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae/SC, visa preparar e educar empreendedores e sócios fundadores de startups inovadoras no âmbito dos investimentos de risco — uma das formas de captar recursos para realizar planos e projetos de longo prazo do seu negócio.

Nessa forma de financiamento, o investidor aporta recursos em uma empresa de capital fechado em troca de participação societária — a qual geralmente representa uma parcela minoritária.

Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto, desde negócios que estejam começando até empresas mais maduras que já possuem uma grande operação, mas precisam de recursos para continuar crescendo.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site www.capitalempreendedor.com.br.