Acadêmicos de Pedagogia desenvolvem brinquedos de sucata para o Hospital da Missão.

Os brinquedos provocaram a curiosidade imediata das crianças indígenas internadas por desnutrição.
Os acadêmicos do 2º ano de Pedagogia projetaram e confeccionaram uma série de brinquedos pedagógicos feitos com sucatas para as crianças indígenas internadas no Hospital da Missão Caiuá. Lá, elas são atendidas com todos os cuidados das enfermeiras e auxiliares quanto à atenção à saúde, alimentação e higiene. Contudo, devido aos limitados reID_CURSOs financeiros do Hospital, faltam materiais apropriados e profissionais especializados na orientação de atividades pedagógicas, essenciais para as crianças que ficam internadas durante longo tempo. “O Hospital nos fez esse pedido e nós o transformamos em projeto da disciplina Mutimeios em Educação; apresentamos para os nossos alunos e eles aceitaram desenvolvê-lo”, disse a professora Lúcia Eugênia Pittas Martini, coordenadora da Brinquedoteca. Os brinquedos foram entregues neste sábado, sendo motivos de muitos sorrisos que premiaram o trabalho da turma. Eles foram desenvolvidos para crianças da faixa etária de 0 a 6 anos, compreendida pela Educação Infantil, e que é a mesma dos pequenos pacientes atendidos naquele Hospital por desnutrição. O projeto requereu conhecimentos científicos sobre as funções das brincadeiras, chamada de “fazeres lúdicos” pelos pedagogos, no crescimento intelectual e social da criança. Estimulador da imaginação e do intelecto, bem como de interação social, enquanto a criança está manipulando um determinado brinquedo, está construindo sua própria lógica, inteligência, coordenação motora e auto-estima, o que foi rapidamente constatado no sábado, quando as crianças, mesmo as consideradas mais afetadas mentalmente pela desnutrição, ficaram entretidas e curiosas com os brinquedos. Para os acadêmicos, além de exercitarem os conhecimentos sobre a Educação Infantil e os reID_CURSOs lúdicos, o desafio foi maior, já que deviam utilizar apenas sucatas na confecção dos brinquedos.