Com o apoio da UNIGRAN, Startup Weekend Centro-Oeste inicia na sexta-feira

Evento vai trazer todas as melhores qualidades da experiência presencial e transformá-las ao formato virtual usando ferramentas digitais

Neste fim de semana acontece a Startup Weekend Centro-Oeste 2020, um evento de 54 horas criado para educação experiencial a empreendedores de todo perfil. Começando com os pitches iniciais na sexta-feira, 20, o evento segue com a formulação de ideias, desenvolvimento de um modelo de negócio e a criação de um protótipo básico, culminando em apresentações finais na noite do domingo.

O Startup Weekend é um evento mundial, que já percorreu mais de 170 países, e agora será on-line e, pela primeira vez regional, no Centro-Oeste, com a presença de feras do mundo da inovação para ajudar os participantes a alcançar resultados incríveis.

Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN e um dos organizadores do evento, explicou sobre quem pode participar. “O público-alvo do evento são empreendedores, programadores, designers e outros perfis não técnicos, que estão procurando validar problemas de mercado, uma ideia, um cofundador, habilidades específicas ou uma equipe para lhe ajudar a criar uma startup, o Techstars Startup Weekend On-line é o ambiente perfeito para você executar a sua ideia e dar os primeiros passos a lançar a sua própria startup”, disse.

No ‘Zero’, primeiro dia do evento, os participantes chegarão apenas com uma ideia de alguma coisa que pode vir a se tornar um negócio, que não pode ser um projeto já criado ou algo já desenvolvido. Então, terão um minuto para apresentar o potencial dessa ideia para os outros participantes, que votarão nas ideias que mais gostaram para formar os times de fundadores.

No ‘To’, segundo dia, acontece o momento mais desafiador do evento: os times terão que provar que essa ideia de negócio tem potencial de escala. Mas eles não estarão sozinhos, um time de mentores (empresários, diretores de empresas, profissionais experientes nas mais diversas áreas) estarão ajudando a criar o modelo de negócio das suas futuras startups.

E no ‘Hero’, último dia do evento, é a hora da verdade, onde os participantes realizarão os últimos ajustes em suas startups para prepará-las para a sua primeira prova de fogo: o Pitch, que é uma apresentação de 3 a 5 minutos para investidores, podendo ser o mais novo negócio feito em apenas 54 horas.

Durante esse processo, os participantes criam startups funcionais e têm a oportunidade de colaborar com pessoas com interesses parecidos fora das suas redes normais. Todas as equipes escutam palestras de líderes locais e recebem várias mentorias e conselhos construtivos de empreendedores locais. O final de semana é focado em ação, inovação e educação.

A metodologia do Techstars formará equipes multidisciplinares, contendo empreendedores, designers e programadores que irão, em um único fim de semana, ser orientados para criar, validar no mercado e apresentar ideias que podem se transformar em negócios reais e mudar o mundo.

Serão jurados do evento: Roberta Ray, da Inova Norte-MT; Lidiane Abreu, Superintendente de Inovação Tecnológica – GO; Nathália Secco, Founder & CEO Orchestra Innovation Center – GO; Natalia Garcia, COO e Head de projetos corporativos Gama Academy e Patrick Negri, CEO IUGU.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: www.sympla.com.br/techstars-startup-weekend-online-centro-oeste-112020__968441.