Engenharia de Software promove Semana Acadêmica abordando tecnologias atuais

Evento foi realizado pelo auditório virtual da Instituição

A Softweek – Semana Acadêmica de Engenharia de Software da UNIGRAN aconteceu no auditório virtual da Instituição e contou com diversas palestras e minicursos com temas variados, mas todos voltados para o uso de tecnologias atuais para o desenvolvimento de softwares.

O objetivo do evento foi abordar as novas tecnologias, bem como as tendências de mercado, de forma a contribuir para a formação dos acadêmicos da área de Tecnologia da Informação. A Softweek ofereceu aos participantes uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos com pesquisadores e profissionais renomados.

Mesmo em período de pandemia, o evento foi tão bem-sucedido quanto às edições anteriores. Marcos Alves Mariano, coordenador do curso, comentou com empolgação sobre os resultados. “O evento superou nossas expectativas. Tivemos uma excelente participação dos nossos acadêmicos. Apesar da necessidade de mudança do formato do evento, sendo totalmente remoto devido à pandemia, posso afirmar que o evento foi um sucesso. Estamos recebendo muitos elogios dos participantes, os quais fizeram comentários positivos sobre as palestras e os minicursos realizados. Tenho certeza que o evento cumpriu com o seu objetivo, proporcionando conhecimentos específicos da área de TI para a formação acadêmica dos nossos alunos”, disse.

Programação

A Semana Acadêmica contou com a palestra ‘Não é só desenvolvimento! Descobrindo a Engenharia de Software’, ministrada pelo Dr. Awdren de Lima Fontão, de Campo Grande-MS. “Parti do conceito da Engenharia de Software, passei por algumas disciplinas que a compõem, que a ajudam a ser sistemática e codificável, para que os participantes entendessem a abrangência do que é ‘engenheirar’. Queria mostrar que não é só desenvolver software, é desenvolver uma das diversas ações em torno da engenharia. Também trouxe a discussão sobre a carreira, o que é esperado e exigido desses profissionais. O objetivo foi realmente abrir a visão dos acadêmicos sobre essa área que é complexa, e que a gente precisa valorizar mais no sentido de dedicação nas disciplinas, no pensamento sobre ela. Como profissionais, temos que construir uma comunidade mais sólida, não que ainda não seja, mas que continuemos nos avanços da solidez, tanto da indústria, quanto da comunidade científica. Agradeço o convite, pelo espaço e pela oportunidade”, disse o engenheiro.

As demais palestras foram ‘O Futuro é agora! Como devo SER no novo mundo construído pela TI?’, com o palestrante Dr. Otávio Noura Teixeira; e ‘O segredo de sucesso das Startups’, comandada pelo Luis Renato dos Santos. Já os minicursos foram: Programação Básica em Python, ministrado pelo Dr. Olibario José Machado Neto; Como criar um APP, ofertado por Filipe Névola; Introdução ao Node.js, com Guilherme Fontes Amorim de Araújo; e Play Framework – Framework Web de Alta Velocidade para Java e Scala, comandado por André Martins do Nascimento.

As palestras estão disponíveis no YouTube e podem ser assistidas através dos links: youtu.be/LJc4uE1H4YA; youtu.be/gxyew_3URSA e youtu.be/W-SmQD1MT_E.