I Jornada Integrada de Fisioterapia aborda a formação profissional na pandemia

Centenas de alunos e profissionais participaram da I Jornada Integrada de Fisioterapia da UNIGRAN Dourados e Capital

De 27 a 29 de outubro, a UNIGRAN Dourados e a UNIGRAN Capital realizaram a I Jornada Integrada de Fisioterapia. O evento on-line foi transmitido pelo Auditório Virtual UNIGRAN, uma plataforma própria criada pela Instituição para dar continuidade aos eventos acadêmicos durante a pandemia, e contou com palestrantes renomados da área.

A palestra de abertura abordou o tema ‘A formação profissional do fisioterapeuta no período da pandemia: com o que devemos nos preocupar?’ e foi ministrada pela doutora Laís Alves de Souza, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Ela também é coordenadora nacional da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – Abenfisio – e ainda conselheira titular do Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Segundo a palestrante, a pandemia impactou diretamente o ensino, exigindo mudanças na prática pedagógica. “Além do distanciamento social, a pandemia trouxe a dificuldade de investir nosso tempo e atenção, reduziu o acesso e os encontros efetivos, nos atentou para a necessidade de nos adaptarmos, dificultou tanto a avaliação quanto a execução de atividades práticas. No entanto, fez surgir algumas possibilidades, como reconhecer os nossos limites, reinventar a prática pedagógica, redescobrir os fundamentos, reconhecer documentos orientadores, criar novos caminhos e também a realização do tele monitoramento”, explicou.

Nesse cenário, Drª. Laís destacou entre as preocupações, a reinvenção do ensino. “Fomos obrigados a reinventar nossa atuação em sala de aula e isso foi um ponto positivo, apesar de estarmos em uma situação tão difícil, pois tivemos que olhar para a prática pedagógica que estava muito confortavelmente instalada naquela transmissão de conhecimento via ‘power point’. Era basicamente professor falando e aluno ouvindo e na melhor das hipóteses, havia um debate, uma discussão ou um questionamento. Agora, tivemos que reinventar nossa prática através de alguns recursos e começamos a pensar nos objetivos de cada atividade e saímos daquele lugar de repetição sem muita reflexão, isso não só os professores mas os alunos também. Todas as dificuldades relatadas durante esse processo, de trabalhar mais e de estudar mais,  tem relação com essa reinvenção da prática pedagógica. Estamos em um lugar de desconforto, mas agora temos a oportunidade de mexer com questões que tínhamos deixado acomodar e passamos a criar novas formas. Isso não é confortável para ninguém mas tem bons resultados”, disse.

A professora apontou ainda que foi necessário recorrer aos fundamentos do ensino. “Esses fundamentos estavam lá esquecidos e tivemos que ir lá repensar. Por exemplo, como é que o indivíduo aprende, quais são os estímulos desencadeadores da aprendizagem dos alunos para que eles tenham interesse, para que a aprendizagem seja significativa, para que ela seja passível de colocar em prática e que não fique só em uma reprodução de conhecimento que não tem nenhum fundamento para o trabalho”, falou.

Simone Nihues, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIGRAN Dourados, destacou o sucesso do evento. “A Jornada Integrada foi um grande desafio para nós, pois nunca tínhamos organizado um evento on-line com essa dimensão. Mesmo diante do ‘novo’, conseguimos organizar um evento de qualidade, tanto no quesito de palestrantes quanto de participação dos acadêmicos e profissionais. Sem dúvida superou as nossas expectativas, pois tivemos mais de 350 inscrições com uma participação ativa de todos. Não foi fácil, porque nem tudo aconteceu como esperávamos, mas no final deu tudo certo, em especial porque a UNIGRAN nos deu um suporte muito bom para que o evento acontecesse, disponibilizando uma equipe de apoio muito competente por trás das câmeras”, concluiu.

Durante a pandemia, a UNIGRAN destacou-se no cenário nacional por ampliar e criar ferramentas tecnológicas inovadoras para não interromper o calendário acadêmico, sempre priorizando a qualidade da formação em cada evento.