Conferência de Psicologia Organizacional e do Trabalho apresenta casos de estágio durante a pandemia

Em sua oitava edição, evento foi realizado de maneira remota pelo Google Meet

Apresentações aconteceram de maneira remota pelo Google Meet

O curso de Psicologia da UNIGRAN não deixou de promover as atividades de extensão anuais. Com a pandemia de Covid-19, a VIII Conferência de Psicologia Organizacional e do Trabalho – POT – aconteceu de maneira remota, pelo Google Meet, o que possibilitou a promoção de discussões sobre as perspectivas de pesquisa e atuação prática na área em âmbito nacional e regional, e proporcionou debates com temas relevantes sob o ponto de vista dos acadêmicos e de profissionais renomados.

A organização do evento é feita pelo Grupo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho – GEPOT – e pela coordenação do curso. Conforme a professora responsável pela atividade, Letícia Oliveira Silva, a Conferência estimula a discussão científica e prática dos estágios realizados no 9º e 10º semestre do curso. “Sempre trazemos um convidado de honra, algum nome importante dentro do Brasil. E, neste ano, tivemos a participação do professor doutor Narbal Silva, que é professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho/LAPPOT/UFSC”, disse.

O convidado ministrou a palestra ‘Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho: conceitos fundamentais e sentidos aplicados’. Os participantes ainda contaram com a palestra ‘Vidas que Mudaram: contribuições da Psicologia Positiva para situações críticas e de grande tensão’.

Foram apresentados dois estudos de casos realizados no estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho durante o ano de 2020, em meio à pandemia. Nos dois casos as organizações abriram suas portas para que o estágio acontecesse de forma remota. O caso I, apresentado pelo acadêmico Gustavo Pereira Rodrigues, relatou o estágio em uma loja especializada em materiais de acabamentos de alto padrão em Dourados, em que foi feito um diagnóstico de cultura organizacional e, neste semestre, está sendo implantado um sistema de avaliação de desempenho.

Já o caso II, apresentado pelo acadêmico Márcio Jorge Manoel Pinto, relatou o estágio em uma empresa do segmento de fabricação de vidro temperado da região Centro-Oeste, que foi feito treinamento comportamental via Google Meet para os líderes da organização e, neste semestre, está sendo feita uma reavaliação da análise e descrição de cargos.

O estudante Márcio destacou que a disciplina abrange uma parte muito importante para a construção do ser humano e a relação dele com o trabalho. “A transformação do ambiente em que ele trabalha, recebe essas influências do mercado de trabalho, dos amigos que se constituem ali, das interações e inter-relações, bem como as normas da organização. Esse conjunto organizacional do trabalho contribui na compreensão da nossa relação com o mercado de trabalho e, acima de tudo, entender o indivíduo para ajudá-lo”, apontou.

“A POT ajuda muito o profissional a ter um sujeito como um todo e pode ter uma intervenção que irá lhe permitir muito mais sucesso durante a realização do trabalho. Foi fantástico o estágio, nosso grupo teve um ótimo aprendizado e foi muito proveitoso”, ressaltou o acadêmico.

Sobre a atuação do psicólogo na área organizacional, a professora Letícia Silva afirmou que esta área tem se desenvolvido e ganhado seu espaço. “As empresas de nossa região têm absorvido muitos psicólogos para esta atuação. Nossos egressos são prova viva disso, visto que tem encontrado na POT a área que tem dado oportunidade ao primeiro emprego. Além disso percebo como professora da área e consultora organizacional uma receptividade cada vez maior para os psicólogos organizacionais e do trabalho. Em meio a este cenário pandêmico que estamos passando, vejo a psicologia sendo mais valorizada e solicitada nas diversas áreas”, concluiu.