UNIGRAN está entre as dez ‘Universidades do Ano’ e concorre ao Oscar das startups brasileiras

Formação empreendedora da UNIGRAN a consolidou uma das instituições de ensino superior mais inovadoras do País

A UNIGRAN foi uma das universidades indicadas pela Associação Brasileira de Startups – Abstartup – e é uma das dez finalistas do prêmio Startup Awards, na categoria ‘Universidade do Ano’. Em sua oitava edição, a premiação é a maior do Brasil entre as startups e comunidades empreendedoras e objetiva reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor. O Startups Awards é o “Oscar” do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Os 10 finalistas de todas as 15 categorias foram divulgados no último dia 25 pela Abstartup que, a partir de então, iniciou a análise para votar e determinar os três finalistas de cada categoria. Os finalistas serão divulgados em uma live no dia 15 de outubro e os vencedores serão anunciados no dia 23 de outubro durante o CASE Startup Summit 2K20, que é o maior evento on-line e gratuito da América Latina de empreendedorismo e inovação.

Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN, explicou sobre os fatores que destacaram a Instituição. “Alcançamos o top 10 porque a educação empreendedora e de inovação da nossa grade curricular se destacou entre as instituições de ensino brasileiras. Além disso, a Abstartup reconheceu o importante papel e o apoio que temos tido no ecossistema local e regional de inovação, por meio de práticas de gestão, aceleração de startups, entre outras ações”, disse.

O diretor ressaltou também as mudanças trazidas pela educação empreendedora na formação profissional dos alunos. “Desde que fortalecermos a inovação e o empreendedorismo no nosso currículo, uns dos maiores resultados foram os TCCs [Trabalhos de Conclusão de Curso] que deixaram de ser trabalhos apenas teóricos e de ‘prateleira’ e se tornaram projetos de inovação e empresas de verdade, dando aos alunos a oportunidade de sair da universidade e ter seu próprio negócio ou um projeto inovador que garante o aprendizado na prática a partir do coworking ou da aceleração de startups”, continuou.

A presidente da Mantenedora da UNIGRAN, Cecília Tânia Grinberg Zauith, comemorou a indicação e enfatizou a atuação da Inova UNIGRAN. “Estar entre as dez instituições de ensino superior brasileiras e disputar a categoria ‘Universidade do Ano’ prova o quanto Dourados tem contribuído com o desenvolvimento da cultura empreendedora do Estado e do País. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e que a Inova UNIGRAN, única aceleradora de startups do Estado, que criamos em 2018, tem um papel promissor e está representando o Mato Grosso do Sul com muito êxito no cenário nacional da inovação, proporcionando a muito jovens a oportunidade de vivenciar essa realidade”, disse.

A UNIGRAN também conquistou outras duas indicações no Startup Awards 2K20. O diretor da Inova UNIGRAN, Fabiano Nagamatsu, foi indicado nas categorias mentor e herói e também está entre os 10 que disputam a final do prêmio.

Mais informações sobre o Startup Awards 2K20 estão disponíveis no site do evento: http://www.startupawards.com.br/.

Sobre a Inova UNIGRAN

A Aceleradora Inova UNIGRAN é a única de Mato Grosso do Sul e nasceu em 2018 como Diretoria de Inovação, para agregar mais inovação aos cursos da UNIGRAN. Se baseia no Decreto 9.283 de 7 de fevereiro de 2018, que incentiva a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo de universidades públicas e privadas.

Como Aceleradora, a Inova UNIGRAN atua no formato “venture builder”, apoiando projetos e/ou empresas startups no Estado do Mato Grosso do Sul, como em todo Brasil, sem perder a essência de inovação na nossa base, que é o ensino-aprendizagem e métodos gamificados. Além disso, atua como Softhouse, através do desenvolvimento de soluções tecnológicas para todos os segmentos e setores, sempre na ‘pegada’ de startup, com muito dinamismo.