Convênio entre UNIGRAN e Prefeitura garante atendimento farmacêutico online à população do SUS

Atendimentos vão beneficiar pacientes do SUS e oportunizar o aprendizado prático dos acadêmicos

O curso de Farmácia da UNIGRAN firmou um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados para disponibilizar à população que utiliza o SUS – Sistema Único de Saúde, o atendimento farmacêutico on-line, pela plataforma Google Meet. Os atendimentos serão destinados aos pacientes indicados pelos farmacêuticos de cada UBS – Unidade Básica de Saúde.

Letícia Castellani Duarte, coordenadora do curso de Farmácia, explicou que os atendimentos já eram realizados presencialmente antes da pandemia e agora foram ampliados. “Hoje os profissionais contam com resoluções do Conselho Federal de Farmácia que autorizam a consulta farmacêutica e a orientação farmacêutica ao paciente. Por isso, nós já estávamos realizando o atendimento presencial aqui na Farmácia da UNIGRAN, no entanto, com a pandemia, nós tivemos que suspendê-lo. A partir de então começamos a pensar no atendimento on-line durante esse momento para que os nossos alunos em estágio pudessem continuar com suas atividades”, falou.

“Decidimos também, ampliar os atendimentos aos pacientes da rede pública municipal, pois os postos de saúde estão com o serviço presencial suspenso, para garantir a continuidade do atendimento individualizado sobre utilização de medicamentos e o acompanhamento na terapia medicamentosa do paciente. Além de ajudar a comunidade, nosso aluno terá a oportunidade de desenvolver essa habilidade por meio da tecnologia, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação”, enfatizou Castellani.

O farmacêutico da rede pública vai identificar os pacientes que têm mais necessidade de atendimento, priorizando os que fazem o uso de muitos medicamentos e os que possuem doenças crônicas, e vai encaminhar à equipe do curso de Farmácia para o agendamento do atendimento.

Os objetivos do projeto são: habilitar os acadêmicos a prática do atendimento remoto e ao uso de tecnologias digitais; o acompanhamento farmacoterapêutico; orientação a pacientes com asma, hipertensão e diabetes; e ainda dar orientação geral sobre o uso de medicamentos.

Os atendimentos serão realizados por acadêmicos do 8º e 10º semestre do curso de Farmácia, acompanhados pelos professores supervisores de estágio.