Acadêmico de Fisioterapia tem trabalho publicado em revista de âmbito internacional

Pesquisa abordou as doenças transmissíveis na população privada de liberdade na região Centro-Oeste

Lucas Victor é acadêmico do 10º semestre de Fisioterapia da UNIGRAN

Depois de alguns semestres de dedicação à graduação no Ensino Superior, quando chega o último ano a correria é grande para o Trabalho de Conclusão de Curso: o temido TCC. O acadêmico de Fisioterapia da UNIGRAN, Lucas Victor do Nascimento, foi além com a sua pesquisa de TCC, teve seu estudo publicado no periódico Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, da Master Editora, que está inserido em âmbito nacional e internacional.

A pesquisa do estudante do 10º semestre abordou as ‘Doenças transmissíveis na população privada de liberdade na região Centro-Oeste do Brasil’. Dados revelam que o Brasil possui um dos sistemas prisionais com maior população do mundo. Conforme a pesquisa de Lucas Victor, o crescimento dessa população vem superlotando as unidades que não têm estrutura física preparada para suportar, além da falta de higiene, pouca circulação de ar, uso de drogas injetáveis e práticas sexuais sem uso de preservativos. “Tudo isso colabora para um grande problema de saúde pública, que é a transmissão de doenças infectocontagiosas”, aponta.

A partir dessas informações, o estudante realizou uma busca dos dados epidemiológicos sobre esta população privada de liberdade, especificamente na região Centro-Oeste, durante o período de 2014 a 2019. A coleta de dados foi realizada através do Departamento Penitenciário Nacional – Depen –, por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Sistema Penitenciário Brasileiro – Infopen.

Lucas conta que, o objetivo principal foi descrever esses dados, pois é um tema pouco abordado. “Os resultados apontaram um número expressivo de casos confirmados de doenças transmissíveis, destacando-se HIV, Sífilis, Hepatite e Tuberculose. Diante de tal situação há necessidade de se implementar estratégias de saúde e de melhores condições a estes indivíduos, salientando que estes possuem seus direitos garantidos pela Constituição Federal”, ressalta.

Sobre a publicação na revista, o estudante revela que a ideia foi do orientador. “O meu orientador foi o professor Eduardo Henrique Loreti, que já trabalha com pesquisas. Quando surgiu a oportunidade de publicação ele me comunicou e, sabendo da qualidade da revista, nós entendemos que era uma ótima oportunidade e resolvemos submeter o trabalho”, diz. Lucas Victor garante que, com o curso de Fisioterapia, pôde ter “um grande aprendizado sobre tipos de pesquisas e metodologias, o que me capacitou e me proporcionou essa experiência engrandecedora de poder produzir um estudo e publicá-lo”.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIGRAN, Simone Elias, esta publicação é motivo de orgulho. “Ficamos orgulhosos quando nossos acadêmicos começam a colher os frutos do seu trabalho. Uma publicação em revista científica é muito importante para o currículo do estudante, especialmente neste momento em que ele começa a prestar as provas de residência e especialização. Com isso, os outros alunos também se sentem motivados. Então, nós buscamos sempre incentivá-los a produzirem seus artigos e publicarem”, enfatiza.

A revista é publicada trimestralmente e está disponível no link www.mastereditora.com.br/bjscr.