Programas da CAPES disponibilizam bolsas para acadêmicos de Pedagogia e Educação Física da UNIGRAN

Com os programas da Capes, UNIGRAN se destaca na qualidade dos cursos de Pedagogia e Educação Física entre as instituições

A UNIGRAN está com edital aberto para a inscrição de acadêmicos dos cursos presenciais de Pedagogia e Educação Física interessados em participar do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, estão sendo disponibilizadas 72 bolsas para os dois cursos, sendo 24 para o PDIB e 48 para o PRP.

As atividades dos programas serão executadas em cinco unidades educacionais de Dourados: no Centro de Educação Infantil Municipal Maria de Nazaré e nas Escolas Municipais Sócrates Câmara, Loide Bonfim Andrade, Iria Lucia Wilhelm Konzen e Bernardina Correa de Almeida, que contarão com nove professores para supervisionar os alunos.

Elizabete Velter Borges, coordenadora do curso de Pedagogia e coordenadora institucional do PRP da UNIGRAN, explicou a importância dos programas na formação dos alunos. “O Pibid e o PRP são destinados aos cursos de licenciatura em Pedagogia e Educação Física e proporcionam uma grande contribuição com a formação acadêmica, pois colabora com a prática profissional de cada um. Já estamos com o PBID no segundo ano e temos comprovado o quanto ele fortalece nossos cursos, uma vez que os acadêmicos têm a oportunidade de praticar seu trabalho docente, seja enquanto gestor ou professor, agregando o conhecimento adquirido aqui na instituição”, disse.

“Já o PRP, será realizado por nós pela primeira vez e as expectativas são as melhores, pois um dos diferenciais do programa é que as horas de trabalho dos acadêmicos nas escolas valem como horas de estágio curricular para o curso, que já precisam ser cumpridas a partir do segundo ano. Vai contribuir significativamente com a formação acadêmica, principalmente nas atividades de planejamento, execução, avaliação e acompanhamento, enriquecendo, portanto, a prática profissional”, concluiu a coordenadora.

O Pibid é uma ação da Capes no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Para tanto, o Pibid é realizado em regime de colaboração entre a Capes, as instituições de ensino superior e as secretarias de educação. Na UNIGRAN, o Pibid é coordenado pela professora Sonia Maria Borges de Oliveira.

O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso ou que tenham cursado 50%, no mínimo, da carga horária total do seu curso.

Cada acadêmico vai receber uma bolsa mensal de R$ 400,00 e cada professor supervisor da unidade educacional, uma de R$ 765,00. Ambos os programas vão ter a duração de 18 meses, divididos em três módulos de seis meses.

Os editais de seleção para a inscrição de acadêmicos da UNIGRAN estão disponíveis na plataforma Classroom, criado pelas coordenações dos programas. Já os de seleção de professores supervisores nas unidades educacionais podem ser solicitados nos e-mails elizabete.velter@unigran.br e sonia.oliveira@unigran.br.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

Inscrição - 13 a 20 de julho

Edital de divulgação do resultado preliminar - 23 de julho

Prazo para apresentação de recursos por parte dos candidatos - 24 de julho

Edital de homologação do resultado final - 27 de julho

Edital de convocação dos candidatos aprovados e selecionados - 28 de julho

Data prevista para o início das atividades como supervisor do PRP/UNIGRAN - 3 de agosto