Egressa de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN publica artigo em renomada revista da área

Talita Agueiro durante apresentação do artigo científico [Foto: Divulgação]

O artigo científico ‘Descarte de Podas Urbanas e Lixo Orgânico: Uma Análise sobre a Viabilidade de Implantação de um Pátio de Compostagem em Dourados – MS’, de autoria de Talita Paz Agueiro, foi publicado na revista ‘Arquitetura e Urbanismo: Competência e Sintonia com os Novos Paradigmas do Mercado 3’, organizada pela professora Jeanine Mafra Migliorini, da Atena Editora de Ponta Grossa – Paraná.

O trabalho é resultado de uma pesquisa científica que Talita produziu recentemente, quando concluía o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, e contou com a orientação do professor e coordenador Márcio de Melo Carlos Santos. O projeto teve como objetivo principal implantar um espaço para coleta de podas urbana e lixo orgânico, para transformá-los em adubo e depois devolver à sociedade. Além do reaproveitamento do material orgânico, a ideia ajuda a evitar problemas como o entupimento dos sistemas de águas pluviais pelos galhos e restos de folhas, evitaria o ajuntamento de insetos e animais que podem causar doenças, entre outros.

“A sociedade poderia trocar o material por adubo para utilizar em suas casas, suas hortas domiciliares, plantas ornamentais, jardim e paisagismo. E a própria cidade, pode fazer uso, em uma troca, uma permuta de serviços: eu levo o lixo para ser transformado e me devolvem o adubo para eu continuar fazendo a ornamentação da cidade, essa é a proposta”, disse Márcio de Melo. O professor orientou toda a pesquisa da acadêmica e acredita que a ideia seja muito proveitosa para a cidade.

O artigo de Talita já havia sido apresentado no Salão de Pesquisa da UNIGRAN em 2019, conquistando o 2º lugar e, com a premiação, veio o convite de publicá-lo na revista. “O estudo realizado foi voltado a Dourados, procurei potencialidades na cidade que poderiam ser adaptadas para realidades mais sustentáveis e, após muitas pesquisas e com o apoio do meu orientador, chegamos ao resultado final do trabalho. Como o Trabalho de Conclusão do Curso é complexo e envolve diferentes etapas, adaptei o embasamento teórico para o Salão de pesquisa e, posteriormente, para a revista”, conclui a autora, que pretende dar continuidade à pesquisa por meio de um futuro mestrado.

O artigo está disponível no link: www.atenaeditora.com.br/post-artigo/35405.