Polícia Civil recebe doação de 100 protetores faciais da Inova UNIGRAN

Cecília Tânia Grinberg Zauith e Fabiano Nagamatsu durante a entrega dos protetores faciais à Polícia Civil

A aceleradora Inova UNIGRAN doou mais uma remessa dos protetores faciais, modelo ‘face shield’ fabricadas com a tecnologia 3D, na manhã desta terça-feira, 28. Cem unidades do equipamento foram doadas à Delegacia Regional da Polícia Civil de Dourados, para que os profissionais que estão atuando na linha de frente da segurança pública tenham maior prevenção contra a Covid-19.

O modelo protege o rosto e colo, atendendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e também foi avaliado por uma equipe multiprofissional da saúde. A impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, um material transparente.

“Assim que o delegado nos solicitou a doação prontamente atendemos, porque assim como os profissionais de saúde, os policiais estão na linha de frente garantindo a segurança pública da nossa cidade, e também precisam preservar a sua saúde e da sua família. Esses equipamentos são imprescindíveis para que muitos possam continuar trabalhando e, além de ter um custo alto, está em falta no mercado. Diante dessas dificuldades, nos reunimos com a aceleradora para pensarmos em como poderíamos ajudar nesse momento de grande dificuldade que o mundo enfrenta. A partir de então, desenvolvemos o protótipo dessas máscaras, seguindo as normas da Anvisa, adquirimos mais uma impressora 3D e os materiais necessários e iniciamos a produção. Acreditamos que se cada um fizer a sua parte, vamos superar essa pandemia sem grandes prejuízos à saúde da população”, explicou Cecília Tânia Grinberg Zauith, presidente da Mantenedora da UNIGRAN.

Lupércio Degerone, delegado regional da Polícia Civil de Dourados, elogiou a iniciativa da Instituição e destacou a importância dos protetores para os profissionais. “Conheci esse projeto por meio da imprensa e fiquei maravilhado com a iniciativa. Então, entrei em contato com a Instituição que imediatamente atendeu a nossa solicitação. Esses protetores serão utilizados pelos policiais que estão na linha de frente atendendo a população, registrando ocorrências, durante o dia, a madrugada e nos finais de semana, recebendo presos das Polícias Militar, Rodoviária Federal e Guarda Municipal, e também prendendo indivíduos de outros estados com mandado de prisão em aberto, que eventualmente podem estar infectados com a Covid-19. Ou seja, é um equipamento muito importante de prevenção à saúde dos policiais civis que estão com o trabalho ininterrupto, sem home office”, disse.

Acadêmicos e colaboradores da UNIGRAN estão produzindo cerca de mil unidades que estão sendo doadas a hospitais da região da Grande Dourados e também, a outros profissionais que estão atuando na linha de frente na pandemia do novo Coronavírus.

Respiradores

A equipe da Inova UNIGRAN também está desenvolvendo um protótipo de respirador para ser fabricado e doado aos hospitais da região. O equipamento está sendo produzido utilizando a tecnologia 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

A previsão é que o protótipo seja o mais acessível no Brasil, se comparado com o custo da produção de outros modelos que estão sendo desenvolvidos em outras instituições brasileiras.