Inova UNIGRAN desenvolve protótipos de protetores faciais para doar aos profissionais da saúde

Equipe da Inova UNIGRAN durante a fabricação dos protetores faciais que vai beneficiar centenas de profissionais da saúde

A aceleradora Inova UNIGRAN está utilizando tecnologia 3D e fabricando protótipos de protetores faciais, do tipo ‘face shield’, para serem doados aos profissionais da saúde da região da Grande Dourados, durante a pandemia do novo Coronavírus COVID-19. O modelo protege o rosto e colo, sendo que a impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, um material transparente.

Todo o material utilizado na confecção dos protótipos foi doado pela UNIGRAN. Já os que serão necessários para a produção em larga escala vão contar também com o apoio de empresários douradenses, que já sinalizaram apoio.

Segundo Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN, a iniciativa surgiu de grupos nacionais que a aceleradora participa. “A ideia veio de dois grupos nacionais de profissionais que a Inova UNIGRAN integra, sendo a Rede Colaborativa 3D e a SOS-Covid19.com, que estão fomentando o apoio local durante a pandemia. Nosso objetivo é doar esses protetores aos profissionais da saúde, que são os que mais estão correndo o risco de serem infectados pelo vírus. Já estamos produzindo cerca de 40 protetores e depois de validadas, a produção será conforme a demanda, podendo ter a capacidade de fabricar de mais de mil unidades”, explicou.

Destacou também, que todos os cuidados estão sendo tomados para atender as normas da ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. “É importante destacar que estamos seguindo as recomendações da ANVISA e estamos fazendo o acabamento adequado, utilizando acetona, que não deixa o material poroso, como é característico das impressões 3D. Com isso, a limpeza e higienização do material fica fácil e evita a instalação e a proliferação de microrganismos. Outro ponto importante que estamos respeitando é a espessura do acetato, que deve ser de no mínimo 0,5mm, para garantir a devida proteção do EPI”, disse.

Na próxima semana os protótipos das máscaras estarão concluídos e serão validados por uma equipe multiprofissional da saúde. Após isso, a Inova UNIGRAN iniciará a produção em larga escala para começar a doação.

Também estão sendo criados protótipos de respiradores para serem doados aos hospitais da região, que também serão fabricados utilizando a impressão 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

Sobre a Inova UNIGRAN

A Inova UNIGRAN foi criada em 2018 para incentivar o desenvolvimento de inovações que contribuam para a efetiva aprendizagem dos alunos e para a melhoria da comunidade empresarial e social da região, por meio de projetos de inovação tecnológica.

A atuação da aceleradora tem base no Decreto 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, da Lei de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo de universidades públicas e privadas.

No fim do ano passado, a aceleradora lançou oito startups inovadoras de diversos setores e fez Dourados e Mato Grosso do Sul dar um passo importante rumo a tecnologia e a inovação, a inserindo definitivamente no mercado digital global.

Mais informações sobre a Inova UNIGRAN podem ser obtidas no site www.inovaunigran.com.br.