Profissionais renomados mostram campos de atuação na Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UNIGRAN

Kemprel compartilhou um pouco das três décadas que atuou na empresa paranaense Intertechne, gigante brasileira da engenharia

Na última semana, a X Semana Acadêmica de Engenharia Civil recebeu o engenheiro Antonio Fernando Krempel, que ministrou a palestra ‘Gestão estratégica de projetos de engenharia’ e trouxe importantes dicas para uma carreira de sucesso aos futuros profissionais. Krempel foi diretor-presidente da empresa paranaense Intertechne, que projetou a construção das usinas hidrelétricas de Belo Monte e Santo Antônio e também a ampliação dos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e do Galeão, no Rio de Janeiro, entre outras importantes obras no Brasil e no exterior.

“A Intertechne nasceu com o foco no desenvolvimento de projetos hidrelétricos e então fizemos os projetos das mais importantes hidrelétricas do Brasil e também do exterior. Depois de alguns anos, a empresa iniciou um processo de diversificação com áreas semelhantes e que poderiam aproveitar as competências do quadro técnico. A partir de então, passou a desenvolver outros projetos, como o de metrôs e de aeroportos. O primeiro projeto de aeroporto foi o de Viracopos, que foi uma experiência muito interessante para nós, depois o Galeão, o de Porto Alegre, Fortaleza e agora, atuamos em muitos do interior do país, o que nos tornou referência em projetos aeroportuários”, explicou.

Segundo o engenheiro, o planejamento estratégico é imprescindível para o sucesso profissional. “O objetivo da minha apresentação foi abordar para os alunos um pouco sobre a estratégia empresarial, em conceitos mais gerais e, na sequência, fazer o link dessa ferramenta com a gestão de projetos. Outro fator determinante para o sucesso de um projeto é o perfeito entendimento do seu escopo, ou seja, o alinhamento entre o cliente e o fornecedor dos serviços, para que ambos estejam em pleno acordo sobre as definições do produto que será entregue”, destacou o palestrante.

Após atuar mais de três décadas na empresa, Antonio Fernando Krempel decidiu se aposentar e há dois anos se tornou acionista da empresa.

Luiz Henrique Moreira de Carvalho, coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIGRAN, explicou que a Semana Acadêmica objetiva aproximar o conhecimento teórico com a prática profissional, para isso, profissionais renomados são convidados.  “Colocar os nossos alunos em contato com profissionais altamente gabaritados no cenário nacional e até internacional é o foco do nosso evento, para que eles possam ter a melhor formação profissional. No primeiro dia, recebemos José Proença Meireles, que falou sobre segurança em barragens, que no país sofreram vários sinistros nos últimos anos. No segundo dia, veio a gerente de projetos Aline Meireles, que possui experiência no mundo inteiro e abriu aos acadêmicos esse nicho de mercado que é muito carente, já que apenas cerca de 20 mil profissionais têm essa certificação em todo o país, ou seja, existem poucos profissionais habilitados. E nós recebemos o Kemprel, gigante da Engenharia, que desenvolveu enésimos projetos de hidrelétricas no país, e mostrou aos acadêmicos outra vertente, que é só a execução ou a criação dos projetos. Com isso, o nosso aluno conhece várias possibilidades de atuação e têm melhores condições de decidir qual dessas áreas ele pretende construir sua carreira”, concluiu.

A Semana Acadêmica de Engenharia Civil aconteceu ao longo da semana e realizou diversas palestras, minicursos e oficinas.

Sobre o curso

Com duração de dez semestres, o curso de Engenharia Civil da UNIGRAN é oferecido nos períodos integral e noturno. Mais informações podem ser obtidas no link www.unigran.br/dourados/curso/29.

Ainda é possível ingressar no curso neste ano, para isso, a Instituição oferece vagas por meio do Vestibular que pode ser agendando no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelos telefones (67) 3411-4313 ou (67) 9 9222-5948 (WhatsApp).