Cursos da saúde da UNIGRAN complementam atendimentos da carreta do Hospital de Amor

Com a carreta do Hospital de Amor, UNIGRAN oportuniza a centenas de mulheres o diagnóstico precoce do câncer

Nesta Semana da Mulher, a UNIGRAN está realizando exames gratuitos de mamografia e Papanicolau. O atendimento, que é aberto a toda a população, é fruto da parceria entre a Instituição, a Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados e Hospital de Amor de Barretos. Os atendimentos iniciaram na manhã desta segunda-feira, 9, assim que a carreta chegou no bloco II da UNIGRAN.

Uma sala de espera foi organizada para as mulheres no Laboratório Jurídico e, enquanto elas aguardam atendimento, recebem alguns serviços oferecidos pelos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde.

Teste de Avaliação tireoidiana está sendo realizado no Laboratório de Análises Clínicas, pelo curso de Biomedicina. O curso de Enfermagem realiza palestras, o preenchimento das fichas cadastrais e a anamnese para o preventivo e a mamografia, na sala de espera, além de fazer a observação da coleta de preventivo, que acontece dentro da carreta.

Spa de mãos e sobrancelhas estão sendo feitos pelo curso de Estética e Cosmética. Farmácia faz aferição e pressão arterial e de glicemia. As mulheres também vão receber panfletos e orientações sobre o autoexame e sobre alongamento pelo curso de Fisioterapia.

O curso de Nutrição vai fazer avaliações alimentares e dar orientações sobre o consumo de alimentos industrializados. As pacientes também vão receber orientações sobre câncer bucal, higiene oral e receber a doação de escovas dentais pelo curso de Odontologia. E Radiologia vai conscientizar sobre a importância da realização da mamografia.

“A comunidade UNIGRAN está muito feliz por receber a carreta do Hospital de Amor e agradecemos a Cristiane Iguma Câmara, que foi a pessoa que iniciou essa luta e conseguiu trazer para a nossa cidade tanto a carreta quanto a unidade de diagnóstico. Durante essa semana, centenas de mulheres poderão fazer gratuitamente os exames e terem o diagnóstico. O maior problema do câncer é justamente que as pessoas não fazem a prevenção e nós queremos que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de fazer os exames e, caso alguma alteração seja detectada, a pessoa inicie imediatamente o tratamento”, disse Cecília Tânia Grinberg Zauith, presidente da Mantenedora da UNIGRAN.

A carreta tem a capacidade de fazer 50 mamografias e 100 preventivos por dia.

Cristiane Iguma Câmara, presidente da Associação de Apoiadores também agradeceu a parceria e falou da sua importância. “Estamos muito satisfeitos por estarmos com a nossa unidade móvel aqui na UNIGRAN e, com isso, poder realizar o diagnóstico precoce do câncer de mais mulheres, que salva vidas e evita sofrimento. Agradeço a Cecília, Mantenedora da Instituição por esta parceria, de hoje e desde o primeiro momento que iniciamos essa luta. É graças ao apoio de instituições como o da UNIGRAN que conseguimos avançar tanto e ter grandes conquistas. Agradeço também os diretores da Associação que estão aqui conosco, Odilon Azambuja, Ely Oliveira e Rosemar Matos e quero dizer que esse é um trabalho de muitas mãos, muitos parceiros que não medem esforços. Obrigado também a todos os colaboradores, alunos e professores da UNIGRAN que também estão fazendo diversos atendimentos às mulheres”, apontou.

Serviço

Para serem atendidas pela carreta, as mulheres só precisam apresentar os documentos pessoais: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para a mamografia, as mulheres devem ter idade entre 40 a 69 anos. Entre 40 a 49 anos, o exame deve ser realizado anualmente e entre 50 a 69 anos, a cada 2 anos. E a idade para realizar o Papanicolau é de 25 a 64 anos. A carreta atenderá das 7h às 17h e para evitar filas, o atendimento pode ser agendado pelo WhatsApp (67) 99611 0371, em horário comercial.

Entre 60 a 90 dias após o atendimento, os resultados dos exames podem ser retirados na Clínica da Mulher, localizada na rua Salviano Pedroso, número 1050, no Jardim Água Boa. Nos casos em que os exames apresentarem alguma alteração, o Hospital de Amor entrará em contato para orientações.