UNIGRAN recebe carreta do Hospital do Amor na Semana da Mulher

Preventivos e mamografias gratuitos serão oferecidos de 9 a 13 de março, das 7 às 17h

Enquanto aguardam atendimento, mulheres contarão com outras atividades oferecidas pelos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da UNIGRAN

De 9 a 13 de março, durante a semana da Mulher, a UNIGRAN vai receber a unidade móvel do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer) e realizar exames de Papanicolau e mamografia. Os exames serão gratuitos, para toda a população e para serem atendidas, basta apresentar os documentos pessoais: CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Para realizar a mamografia, as mulheres devem ter idade entre 40 a 69 anos. Entre 40 a 49 anos, o exame deve ser realizado anualmente e entre 50 a 69 anos, a cada 2 anos. E a idade para realizar o Papanicolau é de 25 a 64 anos. A carreta atenderá das 7h às 17h e para evitar filas, o atendimento pode ser agendado pelo WhatsApp (67) 99611 0371, em horário comercial.

A presidente da Mantenedora da UNIGRAN, Cecília Tânia Grinberg Zauith, destacou a importância de a Instituição receber a unidade móvel e agradeceu a parceria com o Hospital de Amor. “Por atuarmos na educação superior, não medimos esforços para criar e aproveitar oportunidades para contribuir com a comunidade. Entendemos que o melhor investimento em saúde é a prevenção, pois ao descobrir precocemente alguma alteração nos exames, temos mais chances de salvar vidas e diminuímos os altos investimentos necessários no tratamento dos casos descobertos em estágio avançado. Agradecemos muito essa parceria com o Hospital de Amor e com a Associação dos Apoiadores de Dourados, que mostra, mais uma vez, a força da nossa responsabilidade social”, disse.

Entre 60 a 90 dias após o atendimento, os resultados dos exames podem ser retirados na Clínica da Mulher, localizada na rua Salviano Pedroso, número 1050, no Jardim Água Boa. Nos casos em que os exames apresentarem alguma alteração, o Hospital de Amor entrará em contato para orientações.

A unidade móvel é um caminhão adaptado com uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolau, com capacidade de realizar seis mil exames mensais. A unidade de Dourados foi entregue pelo presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, no dia 11 de novembro de 2019, durante a solenidade realizada no Sindicado Rural de Dourados.

Grupo de Apoio Oncológico

A UNIGRAN também realiza o projeto ‘Grupo de Apoio – Mulheres em Tratamento Oncológico’, desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia, que atende cerca de 10 mulheres já curadas ou em tratamento contra o câncer. A iniciativa objetiva a realização de exercícios em grupo para estimular a musculatura, promover momentos de descontração e interação entre elas, sessões de drenagem linfática manual para tratamento de linfedema, exercícios em grupo que estimulam a musculatura e ainda oficinas de autocuidado e literária.

Os encontros acontecem todas às sextas-feiras, na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN e as inscrições são gratuitas.

Atendimento odontológico

Outra ação da UNIGRAN com pacientes oncológicas é realizada no Hospital do Câncer de Dourados, há sete anos. Por meio da parceria com o a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), a Instituição realiza gratuitamente atendimento odontológico às pacientes em tratamento oncológico. Todos os anos são realizados cerca de mil atendimentos.

Para a parceria, a UNIGRAN doou a Clínica Odontológica para o Hospital e desde então, disponibiliza profissional que atende pacientes dos 32 municípios do Cone Sul de Mato Grosso do Sul, que se encontram nos estágios pré, trans e pós tratamento oncológico, seja quimioterápico e/ou radioterápico.