Curso de Nutrição realiza oficina culinária com pacientes em tratamento oncológico

Participantes do Grupo de Apoio aprenderam na prática a importância do consumo dos alimentos funcionais

Professores e acadêmicos do 6º semestre do curso de Nutrição da UNIGRAN realizaram uma oficina culinária com as mulheres do Grupo de Apoio – Mulheres em Tratamento Oncológico, do curso de Fisioterapia. O objetivo da atividade foi conscientizá-las sobre a importância dos alimentos funcionais, como o ômega 3, as fibras, isoflavonas e outros.

A professora Thalyta Muniz, que coordenou a atividade, explicou sobre a iniciativa. “Este é um projeto de extensão, criado no fim do ano passado pelo curso de Fisioterapia, e que tem como público-alvo mulheres já curadas ou em tratamento oncológico. Este ano decidimos contribuir com o grupo e por isso, organizamos esta oficina junto com os alunos que aceitaram prontamente a ideia”, falou.

Thalyta destacou também a importância de consumir os alimentos utilizados na oficina. “Nós explicamos na prática, por meio de receitas que têm um alimento funcional como ingrediente principal e a importância desse tipo de alimento para estimulá-las a incluí-los na alimentação. A sardinha, por exemplo, é rica em ômega 3, que ajuda muito na prevenção do câncer. Outro alimento que citamos é a soja, rica em isoflavona, que ajuda tanto na prevenção do câncer de mama e colo de útero, quanto no controle sintomas na menopausa”, disse.

O Grupo de Apoio atende cerca de dez mulheres e, além de oficinas culinárias, realiza sessões de drenagem linfática manual para tratamento de linfedemas, exercícios em grupo que estimulam a musculatura como a hidroterapia, além de oficinas literárias e de autocuidado.

Lurdes Francisca da Silva Disperati, de 51 anos, citou alguns dos benefícios que o Grupo proporcionou. “Eu gosto muito de participar desse projeto porque aqui eu me sinto muito bem. Durante as atividades, além dos exercícios que ajudam a nossa saúde, nós socializamos bastante, ouvimos os relatos de cada uma e acabamos nos tornando exemplo para a outra. Esta oficina foi muito especial porque cada uma preparou uma parte da receita e, enquanto isso, conversamos, convivemos com pessoas de diferentes áreas e principalmente aprendendo. Me desenvolvi muito aqui e no fim nos transformamos uma grande família”, apontou.

Durante a ação, foram preparadas as receitas ‘Sardinha Escabeche’, ‘Salada Verde’ e ‘Sobremesa de frutas vermelhas’. Em seguida, aconteceu a degustação dos pratos no Restaurante Escola da UNIGRAN.

Os encontros do projeto Grupo de Apoio acontecem todas as sextas-feiras e a participação é gratuita.  Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3411-4111.