Inova UNIGRAN lança oito startups e insere Dourados no cenário mundial da inovação tecnológica

Com a Inova UNIGRAN, Dourados se transforma num polo produtor e exportador de startups, ampliando o nicho econômico de MS

Na última sexta-feira, 9, a aceleradora Inova UNIGRAN lançou oito startups inovadoras de diversos setores e fez Dourados dar um passo importante rumo a tecnologia e a inovação, a inserindo definitivamente no mercado digital global. A Inova UNIGRAN foi criada em 2018 com o objetivo de atender o mercado de startup em Mato Grosso do Sul, oferecendo mentoria e acelerando o empreendedorismo de inovação em todos os processos de desenvolvimento.

Foram lançadas as startups Tremsim, Desafio Empresarial, Körner Tech, Due Date, AuditApp, Unigran 360°, Tainá e Super League Gateball.

Fabiano Nagamatsu, diretor da Inova UNIGRAN, falou sobre a importância do lançamento. “Hoje é um dia histórico para a aceleradora, pois estamos lançando as primeiras startups que aceleramos e as expectativas são as melhores. Temos startups de diversos segmentos e isso mostra que o Mato Grosso do Sul tem muito potencial nesse setor. As empresas possuem de fato a inovação tecnológica, oriundas não somente da UNIGRAN, mas também de outras instituições de ensino, como a UFGD [Universidade Federal da Grande Dourados] e o IFMS [Instituto Federal de Mato Grosso do Sul]”, disse.

Informou ainda, que algumas delas já iniciaram as atividades antes mesmo de serem lançadas. “Entre as oito startups, temos algumas já estão ativas e faturando no mercado, contribuindo com a economia local e com aquilo que mais queremos, que é trazer novos talentos e fazer com que os empresários invistam nesses novos negócios, criando um fundo de investimento”.

Murilo Zauith, presidente de honra da UNIGRAN e idealizador da aceleradora, agradeceu a participação do público e lembrou que grandes ideias precisam de experiência e investimento. “Agradeço a presença de todos os empresários que nos prestigiam neste lançamento, pois mostra que Dourados têm empreendedores que enxergam que o mundo está evoluindo cada vez mais com a digitalização, por meio de novos softwares e aplicativos. Este espaço, a Inova UNIGRAN, é para ser compartilhado com eles, para mostrar novas oportunidades de negócios e apresentar ideias inovadoras como as que esses jovens trouxeram aqui. Agora, ideia essa nova geração tem bastante, porém lhes falta a experiência e o capital para executá-las, por isso, a participação desses empresários de sucesso é extremamente importante”, falou.

Para o diretor da São Bento Incorporadora, Valdemir Messias, o Pineca, a aceleradora conectou Dourados com o mundo. “A startup é um modelo de negócio que está muito latente em todo o mundo e eu sentia a necessidade da nossa cidade estar inserida nesse contexto. Por isso, parabenizo a UNIGRAN por esta inciativa e considero este momento muito especial. É gratificante para nós, enquanto empresários, estarmos ‘em casa’ participando, investindo e torcendo para o sucesso de cada negócio”, disse.

Já o presidente do Sicredi Centro-Sul, Sadi Masiero, elogiou as soluções inovadoras trazidas pelas startups. “Momentos como este são de grande importância, ainda mais para nós que estamos na periferia dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. O mundo hoje não tem mais distância e está totalmente conectado, por isso, iniciativas como essa, da Inova UNIGRAN, que tem esse laboratório em Dourados, atrai empresários, financiamentos e principalmente valoriza ideias inovadoras. Todo dia temos novas empresas e aplicativos para atender as necessidades das pessoas e é exatamente isso que estamos assistindo aqui, realmente ideias inovadoras e com muito potencial de dar certo. Nós já recebemos muitos produtos lá de fora e a Inova UNIGRAN contribui para que possamos exportar tecnologia e conhecimento de Dourados para o nosso estado, país e para o mundo”.

Alan Kevin de Oliveira Fernandes, representante da startup AuditApp, explicou como ela surgiu e a solução que vai disponibilizar. “Hoje as empresas, principalmente da construção civil, têm dificuldade de monitorar os riscos aos colaboradores e o nosso aplicativo pode reduzi-los antes que acontecer algo inesperado.  A AuditApp foi criada para fazer uma auditoria em tempo real na empresa, tanto na área de saúde quanto de segurança ocupacional, pois o aplicativo possui todas as NRs [Normas regulamentadores]. Basta baixar o aplicativo e responder as perguntas que o empresário consegue monitorar o ambiente de trabalho na palma da mão e caso haja alguma não conformidade, a AuditApp detecta, informa o prazo para a regularização e ainda calcula o valor da multa”, explicou. A AuditApp foi acelerada pela Inova UNIGRAN por cerca de cinco meses.

A partir de agora, as empresas já estão prontas para atuar no mercado e o próximo passo da aceleradora é criação no próximo ano de um fundo de investimentos para captar recursos e garantir o capital necessário para que outras ideias inovadoras cheguem ao mercado. Outras dez startups já estão inseridas na agenda de aceleração da Inova UNIGRAN.

Conheça as Startups

TremSim - Uma plataforma online que utiliza o processo de gamificação na oferta de cupons de desconto para as compras realizadas no comércio de Dourados. De um lado, beneficia o comerciante dando visibilidade à sua empresa, marca e produtos, e de outro, disponibiliza um catálogo com todas as ações promocionais, como estratégia de atração e de valor para os consumidores locais.

Desafio Empresarial – É uma ferramenta para treinamento corporativo, que utiliza métodos de gamificação e simulações empresariais, com a finalidade de aprimorar e desenvolver habilidades de gestão, estratégia, análise e visão sistêmica de mercado, em um ambiente competitivo e repleto de tomadas de decisões na busca pela eficiência operacional e sucesso mercadológico.

Körner Tech - Oferece serviço para o mercado agrário em monitoramento e controle dos parâmetros de armazenagem de grãos. Otimiza o processo por meio de sensores que monitoram temperatura, volume armazenado e umidade, automatizando as etapas fundamentais, criando um histórico de dados e ou parâmetros instantâneos que podem ser acessados via plataforma online, em um celular ou pelo computador.

Due Date - É uma startup que intermedia a venda de produtos de consumo imediato que estão próximos do vencimento. Colabora para a redução do desperdício de produtos de consumo, e permite o acesso destes produtos com um melhor preço, reduzindo os prejuízos aos varejistas. Além de economizar ajuda a acabar com o desperdício no planeta.

AuditApp - É um aplicativo que oferece ferramentas para que as empresas consigam gerar um diagnóstico próprio dos processos de gestão de riscos. Diante deste resultado, propõe os prazos necessários para as correções aos problemas identificados, além de auxiliar a organização no cumprimento das normas regimentais. Ao fim, garantir a sustentabilidade e segurança do empreendimento.

UNIGRAN 360º - A empresa cria uma imersão virtual atrativa, dinâmica e de fácil navegação pelo campus do Centro Universitário UNIGRAN, oferecendo ao usuário a oportunidade de conhecer toda a estrutura física, em um mapa 3D ilustrativo, com o uso da tecnologia em um só lugar. As imagens são todas gravadas e apresentadas em 360° com a possibilidade de apresentar mais informações em um botão interativo durante a experiência de navegação. Esta programação pode ser utilizada em qualquer organização ou empreendimento, tais como incorporadora e construtora em seus lançamentos, e em concessionárias de automóveis demonstrando detalhes com uso VR e 360.

Tainá - É um chatbot desenvolvido para tirar dúvidas sobre a UNIGRAN e a Aceleradora Inova UNIGRAN. Ela conta com uma inteligência artificial que a torna capaz de processar, entender e aprender com as questões enviadas pelo usuário. O sistema visa a acessibilidade, e é capaz de ouvir a pergunta e responder tanto por texto quanto por voz. Funciona como uma assistente virtual para qualquer empresa e é capaz de tirar dúvidas sobre a organização, funcionando 24 horas por dia, automatizando os processos repetitivos e cansativos do atendimento aos clientes. Essa tecnologia é similar a Magalu e a Bia.

Super League Gateball – É um game para a plataforma de mobile, em que se joga um dos jogos mais populares da cultura japonesa, criado em 1947.  O esporte é praticado em uma quadra de areia, onde duas equipes com 5 integrantes fazem jogadas para passar as 10 bolas por dentro de três pequenos arcos com o uso de tacos. As bolas ímpares são vermelhas e as pares são brancas. As partidas duram 30 minutos.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran


CONSULTE AQUI O CADASTRO DA INSTITUIÇÃO NO SISTEMA E-MEC