Com o tema acessibilidade, Casa do Estudante da UNIGRAN recebe visita da APAE de Itaporã

Visita dos alunos da APAE conscientizou ainda mais a importância da acessibilidade nos projetos arquitetônicos

Na terceira semana de exposição, a Casa do Estudante, realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, recebeu a visita de alunos e docentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itaporã. Durante a atividade, eles conheceram as duas casas da mostra, que nesta 6ª edição trouxe o tema ‘Acessibilidade’.

A Casa do Estudante é um projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo e coordenado pelas professoras Rosane Ferreira Lima e Claudia Torraca.

Lima explicou sobre a atividade, que iniciou em 2014. “A Casa do Estudante é projetada pelos acadêmicos do 2º semestre, quando eles apresentam os projetos em um concurso que elege os dois que mais atendem o tema da mostra. No projeto, os alunos atuam como arquitetos e comandam a construção. Todos os alunos foram divididos em cinco grupos, sendo que cada um ficou responsável pela construção de uma parte da casa, as paredes, área externa, sala cozinha, banheiro e o quarto”, falou.

A professora também destacou a importância dos alunos da APAE visitarem o projeto. “Hoje recebemos a APAE de Itaporã, que veio conhecer as nossas casas. Nossos próprios alunos estão conduzindo os visitantes e com isso, vivenciando a importância da acessibilidade. Em relação a formação, os acadêmicos aprendem muito neste momento, ao criar e executar os projetos, utilizando e reaproveitando materiais sustentáveis. Além disso, aprendem na prática a trabalhar em equipe, pois o arquiteto nunca trabalha sozinho, e também a ter noção de espaço. Ainda, essa atividade proporciona o embasamento necessário para a criação de projetos de acessibilidade para a vida toda desses futuros profissionais”, apontou.

Para a diretora da APAE, Lucilene Boni Dias, inciativas como essa contribuem para a diminuição dos problemas enfrentados pelos deficientes. “A APAE se preocupa muito com o tema da acessibilidade porque sabe das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, principalmente os cadeirantes, ao se locomover nas calçadas e ruas. Mas não é só nesses locais, a maioria das casas não estão adaptadas e possuem, entre outros problemas, os portais estreitos por exemplo. Por isso, achamos muito importante que os estudantes de arquitetura tenham o conhecimento prático do tema. Por isso, fizemos questão de trazer os alunos para visitarem a mostra manusearem suas cadeiras no interior das casas para mostrar a importância disso. Agradecemos a UNIGRAN pela recepção e por fomentar projetos que apoiam as pessoas com deficiência”, concluiu.

As duas casas de, aproximadamente 40m², foram adaptadas pensando na mobilidade das pessoas com deficiência física e visual, além de focar também na sustentabilidade, uma vez que os alunos utilizaram materiais recicláveis para a conclusão do projeto. A mostra aconteceu no saguão do bloco 10 da UNIGRAN, quando recebeu centenas de visitantes durante 30 dias.