Jornada de Biomedicina vai abordar diversas áreas de atuação do profissional

Jornada de Biomedicina vai abordar diversas áreas de atuação do profissional biomédico

De 30 de outubro a 1º de novembro acontece na UNIGRAN a XVIII Jornada Acadêmica de Biomedicina. Compõem a programação diversos minicursos no período vespertino e palestras no noturno, que vão trazer o processo de inovação aliado ao conhecimento teórico-prático na área biomédica, garantindo atualização para profissionais formados e capacitação para acadêmicos do curso.

No primeiro dia do evento, acontecem as palestras ‘Carreira do Biomédico’, com o biomédico Vinícius de Oliveira, e ‘Perfusão Extracorpórea’, com o médico Luiz Penariol.

No segundo dia, serão realizados os cursos ‘Princípios básicos da aplicação da toxina botulínica e preenchedores faciais’, com as biomédicas Vanessa Ferreira e Isabela Guerra, ‘Diagnóstico micológicos’, com a farmacêutica Adriana Mestringer, e ‘Capacitação em coleta: microbiológica e micologia’, com a farmacêutica esteta Lídia Amélia, e ainda, o administrador Filipe Cunha vai palestrar o tema ‘Novas perspectivas para gestão em Saúde’ e a biomédica Suzane Silvestre sobre ‘Garantia da qualidade em exames de imagem (Tomografia, Ressonância Magnética e Mamografia)’.

Já no último dia do evento, a farmacêutica Thábata Ataíde ministra o curso ‘Prescrição biomédica de Dermocosméticos e nutricosméticos’ e o biólogo Marcelo Fossa Paz, professor da UFGD, ‘Elaboração de vacinas e soros’. A programação será encerrada com as palestras ‘Mecanismos de ação e os riscos iminentes da resistência Bacteriana em ambiente hospitalar’, com a bióloga Nathalie Vasconcelos, e ‘Processamento de hemocomponentes e exames pré transfusinais’, com a coordenadora do Hemosul, a biomédica Marcia Tinós.

Luis Fernando Macorini, coordenador do curso, destacou a interdisciplinaridade da programação. “A Jornada Acadêmica deste ano tem uma abordagem bem interdisciplinar, para trazer atualização e conhecimento tanto para os nossos acadêmicos quanto para profissionais formados. Entre os temas abordados estão diagnóstico por imagem, perfusão extracorpórea, biomedicina estética, microbiologia e ainda controle de qualidade, que contemplam diversas áreas de atuação. Biomédicos formados pela UNIGRAN ou em outras instituições e também profissionais de áreas afins estão convidados a participar e compartilhar esse momento conosco, tão importante para o aprimoramento da nossa atuação”, explicou.

Macorini falou também que o evento vai mostrar as possibilidades de atuação. “Além do conhecimento técnico-cientifico da academia, é muito importante que os alunos entendam sobre a carreira do profissional, os caminhos que eles poderão trilhar e seguir, em qual área podem se especializar depois de formados, ou seja, ter uma visão geral do mercado profissional”, apontou.

Um das áreas de atuação que será tema de palestra é a perfusão extracorpórea. Segundo o coordenador, é uma área muito atrativa, pois “o profissional biomédico trabalha dentro de uma equipe de cirurgia cardíaca, auxiliando o cirurgião na circulação extracorpórea do paciente que está passando pelo procedimento. Como isso é pouco visto dentro da academia, trouxemos o assunto para complementar o aprendizado dos futuros profissionais”, concluiu.

A inscrição da jornada inclui a participação em todas as palestras e tem o investimento de R$ 35. Interessados podem se inscrever no site do evento https://eventos.unigran.br/biomedicina2019, que também disponibiliza toda a programação e currículo dos palestrantes.

Já os minicursos são cobrados a parte e o pagamento deve ser feito na coordenação do curso. Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 3411-4211 ou no e-mail biomedicina@unigran.br.