Acadêmicos de Arquitetura promovem acessibilidade na 6ª edição da Casa do Estudante

Visitação nas casas projetadas para a mostra é gratuita e pode ser feita até o dia 30 deste mês

Cada dia que passa a acessibilidade faz mais parte do cotidiano das pessoas. Promover o direito de ir e vir é fundamental não apenas em órgãos ou locais públicos, como parques, instituições ou repartições, mas também nas moradias que é onde, teoricamente, as pessoas passam boa parte do dia. Esse é o tema escolhido para a 6ª edição da Casa do Estudante da UNIGRAN. Uma mostra confeccionada por acadêmicos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Para Giovanna Moraes, de 18 anos que é acadêmica do período matutino, participar deste projeto, além de colocar em prática a teoria aplicada em sala de aula, ajudou a entender melhor o dia a dia de uma pessoa com qualquer tipo de dificuldade de locomoção.

“Nosso grupo projetou uma casa toda adaptada para a realidade de uma pessoa que precisa da cadeira de rodas para se locomover, então a cama é baixa, os móveis dentro da residência não podem ser maiores que um metro de altura, a área de giro tem que ser expandida para que a pessoa não bata nos móveis enquanto estiver se locomovendo, as portas precisam ser mais largas e os banheiros também adaptados. É um estilo de vida totalmente diferente e que precisa ser respeitado”, diz.

Ainda de acordo com a estudante, participar da mostra é muito válido para colocar em prática trabalho em equipe, divisão de tarefas e também a sociabilidade.

“Desde a projeção de como a casa seria até o fato de estar pensando em como vai ser meu futuro, cada detalhe como buscar os materiais ou erguer as paredes, foi de extrema importância para a minha formação e eu com certeza jamais vou me esquecer desta experiência”, ressalta.

O projeto é coordenado pela professora da disciplina de Projeto II, Rosane Lima. “As duas casas de, aproximadamente, 40m2, foram projetadas e construídas pelos acadêmicos que se dividiram em dois grupos, os alunos do matutino e os do noturno, que trabalharam em cima do tema ‘acessibilidade’. As casas foram todas adaptadas pensando na mobilidade das pessoas com deficiência física e visual, além de focar também na sustentabilidade, uma vez que os alunos utilizaram materiais recicláveis para a conclusão do projeto, o foco foi direcionado para o aproveitamento dos materiais”, afirma Lima.

A mostra está sendo realizada no saguão do bloco 10 da UNIGRAN e pode ser visitada até o dia 30 de outubro. A entrada é gratuita. “Todos estão convidados para visitar nossa mostra e serão muito bem-vindos. A criatividade dos alunos está espetacular e os projetos de ambas as casas estão surpreendentes”, destaca a professora.