UNIGRAN e COMAD levam Projeto de Ensino e Extensão às escolas de Dourados

Acadêmicos desenvolveram atividade na Escola AJA

A professora Mestre da UNIGRAN e membro titular do COMAD de Dourados, Julice Angélica Antoniazzo Batistão Gadani, orientou o Projeto de Ensino e Extensão com os acadêmicos devidamente matriculados no 4º semestre do Curso de Psicologia da Unigran, onde realizaram palestras de conscientização sobre a ação das substâncias químicas no Sistema Nervoso Central; seus mecanismos de ação; consequências do uso; e, principalmente, os meios de prevenção do uso.

A duração das palestras foi de apenas 30 minutos, com uma linguagem simples e de fácil entendimento para as faixas etárias dos alunos do 6º ao 9º ano. A palestra foi gravada (somente os palestrantes) e a mesma serviu para obtenção de nota parcial do bimestre na disciplina de Psicofarmacologia.

Esse projeto trouxe benefícios a todos os envolvidos, pois por parte dos acadêmicos da Psicologia houve um grande comprometimento para elaborar e executar a palestra, preocupando-se com as técnicas de ensino-aprendizagem e por parte dos alunos das escolas, cuja faixa etária é muito vulnerável (11 à 15 anos), receberam informações importantes sobre um assunto que normalmente não é trabalhado em casa ou nas escolas, contribuindo assim para a prevenção do uso de psicotrópicos ou drogas.

As palestras foram realizadas em data e hora determinada previamente pela escola, entre 18 e 26 de setembro de 2019. O feedback dos professores das salas envolvidas, foi muito positivo, requisitando essas palestras com outros temas mais vezes no ano.

Confira a relação das escolas atendidas:

1. Escola Municipal Indígena Lacui Roque Isnard, 26/09/19, 15h, 4°e 5° ano, 24 alunos. Tema da palestra: Intoxicação pelo álcool.

2. Escola AJA- Avanço do Jovem na Aprendizagem, 23/09/19, 13h30, 6° à 9° ano, 50 alunos. Tema da Palestra: Intoxicação por substâncias psicoativas.

3. Escola Municipal Álvaro Brandão, 24/09/19, 13h, 5° Não, 25 alunos. Tema da palestra: Álcool e suas consequências.

4. Escola Municipal Agrotécnica André Capelli, 20/09/19, 14h, 5° ao 9° ano, 120 alunos. Tema da palestra: Psicotrópicos sociais, álcool, cigarro, fumo, Narguilé.

5. Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes, Vila São Pedro, 20/09/19, 13h, 6° ao 9° ano, 55 alunos. Tema da Palestra: Efeitos do Narguilé e álcool e consequências do uso.

6. Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, 18/09/19, 7h40, 7° e 8° ano, 65 alunos. Tema da palestra: Substâncias psicoativas e seus efeitos.

7. Escola Estadual Celso Muller do Amaral, 23/09/19, 8h, 8° ano, 35 alunos. Tema da palestra: Intoxicação por drogas lícitas e ilícitas.

8. Escola Municipal Neil Fioravante – CAIC, 26/09/19, 7° ano A, B, C e D, 90 alunos. Tema da palestra: Intoxicação e Suicídio.

9. Escola Estadual Weimar Gonçalves Torres, 23/09/19, 7h30, 7° ano A e B, 80 alunos. Tema da Palestra: Toxicologia e medicamentos.

10. Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, 25/09/19, 14h, 5°ano, 30 alunos. Tema da palestra: Intoxicação acidental.

Foram 10 escolas atendidas no total. Em novembro os temas serão mais direcionados às drogas ilícitas, em mais 10 escolas de Dourados. [Fonte: Comad Dourados]

Algumas fotos dos acadêmicos nas palestras: