Com 25 concorrentes, "II ConID_CURSO de Oratória" abre a Semana Acadêmica de Direito.

Professora Noemi Ferrigolo recebe os aplausos do professor Edson Portes e do corpo de julgadores pela organização do ConID_CURSO.
A “XXIII Semana Jurídica da UNIGRAN” será aberta na próxima segunda-feira, mas, na prática, começou hoje, com a primeira das duas etapas classificatórias do “II ConID_CURSO de Oratória”. Dentre os vinte e cinco concorrentes, que são acadêmicos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do ID_CURSO de Direito, os cinco mais bem colocados nas sessões de hoje e amanhã se apresentarão novamente na noite de abertura, perante a um público esperado de mil pessoas. O nome do vencedor, porém, será divulgado na quarta ou na quinta-feira, segundo informou o diretor da Faculdade de Direito, professor Edson Ernesto Ricardo Portes. Além do ConID_CURSO de Oratória, que é coordenado pela professora Noemi Ferrigolo, acontece também, nesta semana, o ConID_CURSO de Monografias Jurídicas, cujos trabalhos estão sendo avaliados por um corpo de julgares que é presidido pela professora Tatiana Ujacow Martins. Instituídos em 2001 como eventos paralelos, essas competições incentivam a produção acadêmica dos estudantes e promovem uma melhor integração entre as turmas de Direito. Todos os anos, a Semana Acadêmica de Direito da Instituição reúne universitários dos ID_CURSOs da UNIGRAN, UEMS e UFMS, e um grande número de profissionais da área jurídica, com interesse de atualizarem conhecimentos de diversas especificidades em debates e palestras ministradas por juristas de renomes regional e nacional. O ciclo de palestras deste ano começa na manhã do dia 26. Confira os temas da XXIII Semana Jurídica da UNIGRAN, cuja coordenação geral é da professora Maurinice Evaristo Wenceslau: DIA 26 DE AGOSTO. 8:00 - “A proteção jurídica do conhecimento tradicional associado à biodiversidade brasileira com enfoque nos Direito Humanos”. - Palestrante: Paulo Henrique do Amaral, advogado, professor universitário e Mestrando em Direito Ambiental pela USP. 19:10 – “Capacidade no Novo Código Civil”. - Palestrante: Regina Damião Toledo, advogado, professora universitária e doutora em Direito. DIA 27 DE AGOSTO. 8:00 – Palestra sobre “Direitos Humanos”, seguida do debate “A Imprensa e a Defesa dos Direitos Humanos”. - Palestrante: Harrison de Figueiredo, advogado, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Seccional Dourados. 19:10 – “Erro Médico e Responsabilidade Civil”. - Palestrante: Miguel Kfouri Neto, juiz de Direito e professor universitário. DIA 28 DE AGOSTO. 8:00 – “Causas da Criminalidade e Possíveis Soluções” - Palestrantes: Alírio Villasanti Ribeiro, Capitão da Polícia Militar, e os procuradores da República, doutores Ramiro Rockembach da Silva e Charles Stevam da Mota Pessoa. 19:10 – “O Advogado perante a realidade brasileira atual”. - Palestrante: Clito Fornaciari Junior, advogado e professor universitário. DIA 29 DE AGOSTO. 8:00 – “Júri Simulado” - Simulação de um Júri, feita por acadêmicos de Direito do 5º ano, sob a coordenação do professor Joe Graeff Filho. 19:10 – “A proteção Jurisdicional na Era dos Direitos”. - Palestrante: Domingos Franciulle Netto, ministro do Superior Tribunal de Justiça. DIA 30 DE AGOSTO. 8:00 – Debate: “Flexibilização das Normas Trabalhistas”. - Mediador: Francisco das Chagas Lima Filho, juiz do Trabalho, professor e mestrando pela UnB. * Participação do juiz do TRT/MS 24ª Região, Amaury Rodrigues Pinto Junior, do procurador do Trabalho, Luis Antonio Camargo, e do presidente da Seccional da OAB de Dourados, advogado Jovino Balardi. 19:10 – “Prisão Civil por dívida e o pacto de San José da Costa Rica”. - Palestrante: Valério Mazzuoli, professor universitário e mestrando em Direito pela Universidade de Franca.