Acadêmicos de Educação Física levam lazer e recreação à Vila Matos.

Diretora da Reis Veloso, profª Cleuza Tetila (esq.), com os professores Lourdes e Carlos Muchão, elogiou as atividades da \"Manhã de Lazer\".
Quarenta acadêmicos do ID_CURSO de Educação Física promoveram a “Manhã de Lazer”, hoje, em frente à Escola Estadual Reis Veloso, na Vila Matos, uma das poucas regiões da cidade que ainda não tinha recebido o Projeto de Extensão “A UNIGRAN Vai à Comunidade”. Em cinco anos ininterruptos de realização, esse projeto tem como diferenciais de qualidade os equipamentos de ginástica, esportes e recreação e, principalmente, os professores e os acadêmicos do ID_CURSO. O professor Carlos Muchão Castilho fala que, devido à regularidade do projeto e à seqüência de realizações, os próprios acadêmicos já tomam a frente da rotina e assume seus papéis. “O nosso pessoal faz a diferença devido ao conhecimento especializado. Os estudantes chegam no local, eles mesmos montam a estrutura e começaram a trabalhar, eu estando ou não estando, o trabalho acontece normalmente. Então, isso muito satisfatório e os cinco anos que a gente vem trabalhando é a prova de que está dando certo”, disse o coordenador do ID_CURSO de Educação Física. Ele avalia que a participação da população nessas “Manhãs de Lazer” tem sido ótima, opinião que é reforçada pelo reconhecimento da comunidade. “Isso (esse trabalho) é muito importante não só para os nossos alunos, como para os estagiários que estão começando. Os nossos alunos são carentes dessas atividades e temos de fazê-las mais vezes em nosso bairro porque são muito bem aceitas”, disse a professora Cleuza Tetila, diretora da Escola Estadual Reis Veloso. Como fizeram, neste sábado, as professoras Zélia Parizotto e Lourdes Stefanello, os professores do ID_CURSO estão presentes o tempo todo, dando o suporte necessário aos acadêmicos para a utilização prática dos princípios da Educação Física. As orientações que passam nessa oportunidade abrangem toda a prática pedagógica desses futuros professores de Educação Física. “Nós queremos ver a relação entre os acadêmicos e as crianças, porque eles estão na fase de irem para seus estágios, e é preciso ter certos cuidados, e fazer as correções, quando necessário”, disse a professora Stefanello. Aplicando a teoria na prática e retornando os resultados da prática para serem debatidos em aula, os acadêmicos vão evoluindo de maneira firme e segura, como conta o estudante Alessandro Silva Ferreira, de 23 anos. “Na primeira vez que participei (da Manhã de Lazer) foi um pouco estranho, porque trabalhar com crianças é uma coisa nova; mas a gente vai passando por vários estágios e vai se adaptando. Ensinar e depois ver a criança, saltar, correr, jogar bola... é muito gratificante ver a criança fazer alguma coisa que foi a gente que ensinou”, disse o estudante do 4º ano, que participou da Manhã de Lazer pela quinta vez.