"Rapeleiros" fazem demonstrações descendo por parede do Bloco III.

Joseph Espíndola, instrutor da Bio Vertical, confere todos os procedimentos de segurança para a descida do novato Fabion Jorge.
Um grupo de “rapeleiros” de Dourados, como se autodenominam os praticantes de Rapel, chamou a atenção dos estudantes da UNIGRAN ontem à noite, durante o intervalo. Por várias vezes eles desceram por uma das paredes do Bloco III, a que está de frente para o novo estacionamento, provocando na platéia o chamado “friozinho na barriga”. Para quem estava no solo, a altura de quinze metros do ponto de onde eles partiram, parecia ser muito maior devido à penumbra. “O esporte é super seguro, a gente usa equipamento próprio para o rapel, que é aprovado pelo Inmetro”, afirmou Nilton César Olviedo Dutra, que diz se sentir livre ao praticar esse esporte radical: “A sensação? A sensação é de se sentir livre, mas só mesmo fazendo para entender, só a pessoa estando aqui para saber”. O esporte, que era limitado aos paredões de morros e outras elevações naturais, está cada vez mais urbano e ganhando novos adeptos que gostam de fortes emoções. O grupo foi comandado pelo instrutor de Técnicas Verticais Joseph Espíndola, de 28 anos de idade e praticante de rapel desde os 17, no que se especializou no Exército.“Fomos convidados para fazer uma exibição aqui e, nesse caso, nós estamos descendo somente aqueles que têm experiência. Fizemos uma ancoragem dupla, com o peso dividido para não provocar a tensão em um cabo só, e lá embaixo tem uma pessoa que fica na segurança para qualquer problema. Se o cara que estiver rapelando tiver algum problema, sentir-se mal, por exemplo, o controlador trava a descida puxando a corda”, disse o instrutor com naturalidade: “O rapel está em voga, assim como o alpinismo, porque nesses esportes a pessoa aprende a dominar os nervos e a controlar suas emoções”.