Acadêmicos de Ed. Física organizam provas das "Olimpíadas Guaicurus".

Prof. Rogério Montes (d) dá as instruções finais aos acadêmicos antes da 2ª eliminatória dos 100 metros, prova de difícil de arbitragem.
Desde as 9h de hoje, trezentos e cinqüenta atletas estão disputando as provas de Atletismo das “Olimpíadas da Brigada Guaicurus”, jogos organizados pela “4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército”, que reúnem competidores das guarnições militares de Amambaí, Nioaque, Jardim, Ponta Porã, Bela Vista e Dourados, onde se encerram neste sábado, tendo como sede o “28º Batalhão Logístico”, e a arbitragem e cronometragem das provas feitas pelos acadêmicos do 3º ano do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN. Até o final da tarde de amanhã, acontecerão sessões eliminatórias e finais das provas de arremesso de peso e de disco, salto em distância, salto tríplice e salto em altura, e as provas de pista – corridas dos 100, 200, e 400 metros rasos; dos 800 e 1.500 e 5.000 metros; e de revezamento 4 X 100m e 4 X 400m. Pelo terceiro ano consecutivo, o ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN é convidado pelo Exército para organizar competições esportivas. O professor de Atletismo Rogério da Cruz Montes, que destacou 35 alunos para a tarefa, considera essa incumbência uma grande honra e uma ocasião importante para aprendizados práticos. “Graças a Deus nós temos tido uma credibilidade enorme no trabalho que a gente tem feito e essas competições são um laboratório para os acadêmicos, porque tudo que a gente estuda está sendo aplicado aqui”, declarou o professor que considera que “a teoria sem a prática é uma alma sem corpo, e a prática sem a teoria é um corpo sem alma”. O comandante do “28º Belog”, coronel William Manoel Coelho, reputa a participação dos acadêmicos de Educação Física da Instituição como um dos pontos altos dessas Olimpíadas. “É a prova maior e cabal do entrosamento do Exército em Dourados com a sociedade como um todo, não só com a comunidade universitária porque esses alunos são os representantes da sociedade douradense. É também uma oportunidade de nós termos uma pequena participação na formação desses acadêmicos”, declarou o coronel. OS JOGOS O coronel William lembra que as “Olimpíadas da Brigada Gauicurus” começaram no final de junho, por Bela Vista, e teve seqüência nas outras unidades subordinadas à “4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada”, cada qual sediando as competições de voleibol, futebol society e futebol de campo, pentatlo militar, cabo de guerra, tiro (de pistola e fuzil), e orientação. Essas competições são realizadas anualmente com o objetivo de congregar cabos, soldados e oficiais de várias patentes. “As nossas competições esportivas, podemos dizer, elas são itinerantes, é uma forma de congraçamento e de nós irmos a todas as unidades que estão subordinadas à IV Brigada de Cavalaria Mecanizada”, explicou o coronel. No aspecto capacitação e qualidade técnica, as provas das “Olimpíadas Guaicurus” têm mostrado níveis elevados, sendo que, em pelo menos duas modalidades, a “4º Brigada” detém atletas destacados nacional e internacionalmente, como o sargento Steffler, que é o campeão sul-americano e campeão das Forças Armadas em Orientação, e o capitão Yengo, que é o 1º do ranking brasileiro em “Fogo Central”, especialidade da prova de pistola militar, e participou do Campeonato Mundial de Tiro, na Finlândia, em julho. “Nós temos um razoável nível técnico; no Atletismo, estamos tentando revelar valores e confirmar outros nessas competições”, disse o Comandante do 4º Batalhão Logístico de Dourados.