‘Setembro Amarelo’ da UNIGRAN atende idosos no Centro de Convivência do Parque I

Campanha da UNIGRAN levou cidadania aos idosos e fomentou a valorização da vida por meio de diversas atividades

A UNIGRAN iniciou, nesta terça-feira, 3, a programação da campanha 'Setembro Amarelo em prol da Vida'. Durante a manhã, cerca de cem alunos e docentes realizaram no Centro de Convivência da Pessoa Idosa ‘Maria Martiniano de Brito’, no Parque das Nações I, diversas oficinas e cuidados com a pele e a saúde.

O projeto foi coordenado pelo curso de Psicologia e contou com a participação dos cursos de Estética e Cosmética, Gastronomia e Enfermagem.

A professora de Psicologia Denise de Matos Manoel Souza explicou sobre a ação. “O projeto ofereceu quatro oficinas com o intuito de conversar com os idosos e a população do bairro sobre temas ligados à prevenção do suicídio, que não foi abordado diretamente. Falamos sobre depressão, sentimentos, os cuidados em situação de violência, contato com os animais, que também pode ser terapêutico”, disse.

Segundo Denise, o maior objetivo foi oferecer um campo de escuta aos participantes. “Estivemos nesta ação para ouvir esses idosos e a população, principalmente as questões que podem estar ligadas ao sofrimento e ainda valorizar a fala de cada um. A grande lição para os nossos alunos vai ser como ouvir e como esse espaço de escuta pode ser de cura e de melhora”, apontou.

Iraci Simões, de 74 anos, recebeu tratamento estético e participou da oficina sobre depressão. Para ela, foi um momento muito especial. “É muito bom ter todo esse cuidado e preocupação com a gente. Todos foram muito atenciosos e nos deram orientações de como podemos melhorar a nossa saúde. Aprendi muito”, falou.

Já José Rodrigues, de 79 anos, elogiou a inciativa da UNIGRAN. “Não é sempre que somos tão bem recebidos como estamos sendo aqui hoje por todos esses jovens. Na correria do dia a dia, acabamos não tendo muito contato com nossos familiares e netos e estar aqui com esses alunos me mostrou o quanto isso é importante para nós. Me animou muito porque é um ambiente alegre, com grande energia e disposição para ajudar quem precisa”, mencionou.

Ações Setembro Amarelo

A programação da campanha continua neste sábado (7), Dia da Independência, quando docentes e acadêmicos realizarão um desfile cívico, junto com a programação municipal, alusiva a campanha.

Já no dia 26 de setembro, vai ser a vez dos idosos do Lar do Idoso receberem a ação da campanha, no período vespertino.

O último dia da programação será no dia seguinte (27), na UNIGRAN, quando de manhã acontece a palestra ‘Suicídio na População Idosa’, com o professor Carlos Arturo Valiente filho, e a Mesa de Debate ‘Saúde Mental e suicídio’, com a psicanalista Francina Souza, o psiquiatra Wendel Dalprá e os psicólogos Ezequias Milan e Carlos Valiente filho. E a noite, a programação se encerra com as palestras ‘Suicídio: questão social’, com o psicólogo Dan Josua, e ‘Intervenções para a Prevenção ao Suicídio Fora do Setting Clínico’, com o psicólogo Murilo Vasques Buso.