Acadêmicos de Nutrição participam de projeto da Atenção Básica em Nova Andradina

Moradoras de Nova Andradina recebem orientações sobre alimentação saudável por acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN

Dados da pesquisa Vigitel, pertencente à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, apontam que, no ano de 2018, a população brasileira atingiu altos índices de obesidade com crescimento de 67,8%. E, com o objetivo de promover estratégias para a adoção de hábitos saudáveis em mulheres com sobrepeso e obesidade, acadêmicos de Nutrição da UNIGRAN participam de projeto com a comunidade assistida pela Estratégia de Saúde da Família – ESF Vila Operária, em Nova Andradina – MS.

Atualmente, a ESF atende cerca de quatro mil pessoas cadastradas, residentes em aproximadamente 900 domicílios. O Projeto ‘Estilo de Vida Saudável’, desenvolvido pela ESF, estimula a prática de atividade física diária, a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a perda de peso corporal, diminuição de circunferência abdominal, além da melhora de autoestima e o autocuidado.

Sob a orientação e supervisão da professora de Nutrição, Juliana Barros de Almeida, acadêmicos do 2º e 4º semestre do curso ficaram responsáveis pela realização de três encontros com os temas: ‘A escolha dos alimentos – Guia Alimentar para População Brasileira’, ‘Principais estratégias nutricionais para perda de peso’ e ‘Mitos e verdades sobre as dietas de emagrecimento’.

“A obesidade é uma doença crônica considerada uma epidemia mundial que está relacionada principalmente ao perfil alimentar e de atividade física dos indivíduos, e que pode ser prevenida através da adoção de hábitos alimentícios saudáveis e prática regular de atividade física. Para os estudantes, a participação em projetos como esse é importante pelo conhecimento adquirido, contato com a comunidade e prática profissional”, garante Juliana Barros.

A enfermeira Rubiana Gambarim da Silva, coordenadora do Projeto, menciona que a ideia surgiu da necessidade de ter uma atividade voltada para pessoas com obesidade. “Conseguimos parceiros do município relacionados à atividade física e a parceria com o curso de Nutrição da UNIGRAN veio ao encontro do objetivo principal do projeto, que é o emagrecimento dessas mulheres e também a melhora da autoestima”, afirma.

“Desde o primeiro encontro percebemos uma grande diferença, por conta do tema que as alunas abordaram que foi de extrema importância. Notamos um desconhecimento da comunidade com relação à diferença do alimento processado e in natura. Entendemos que, na região e no município, a obesidade é um problema gravíssimo e o quão errado as pessoas se alimentam sem, às vezes, nem saber”, destaca Rubiana Gambarim.

A enfermeira considera que orientação é essencial. “A partir de agora, as participantes vão conseguir identificar na prateleira do mercado os alimentos que são mais processados e aqueles que devem ser priorizados. A parceria com a área acadêmica é brilhante, pois nós, enquanto profissionais, fazemos uma reciclagem de todo o aprendizado, o que veio auxiliar grandemente na prática diária de nosso grupo”, enfatiza.

Os acadêmicos fizeram dinâmicas e ampla discussão sobre os temas propostos. Aluna do 4º semestre, Thayna dos Santos Silva conta que foi “muito gratificante” poder participar e conhecer de maneira direta sobre os projetos que são realizados nos ESF’s. “Depois dessa experiência eu passei a ver com bons olhos a rede SUS [Sistema Único de Saúde], existe muita coisa para ser melhorada, mas existem muitos profissionais que estão dispostos a melhorar a qualidade do nosso sistema de saúde. Sem contar a experiência de poder transmitir o conhecimento que tive até agora dentro da sala de aula e também foi muito bom porque me fez perder um pouco do medo e da timidez de falar em público”, completa.

Tainara Naiele de Oliveira Lima participa do Projeto e diz que “a atividade é muito boa, o grupo gostou e sanou diversas dúvidas”. A dona de casa relata que esses conhecimentos adquiridos serão bons para o grupo e espera ter mais encontros. “Queremos aprender mais e passar adiante para as outras pessoas, levar para casa, para os vizinhos, compartilhar. Estamos todos animados para ver o resultado e com o foco para mudarmos as nossas vidas, colocar em prática o que aprendemos”, salienta.