Pibid de Educação Física da UNIGRAN realiza oficina de materiais pedagógicos

Bolsistas e professores supervisores confeccionando materiais pedagógicos durante a oficina

O curso de licenciatura em Educação Física realizou, na manhã do último sábado (3), uma oficina de materiais pedagógicos com os alunos bolsistas e professores supervisores participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid da UNIGRAN. Três Escolas Municipais são parceiras do programa: Sócrates Câmara, no Jardim Canaã I, Efantina de Quadros, no Jardim Flórida e Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa.

Sonia Maria Borges de Oliveira, coordenadora institucional do Pibid, explica que a Instituição aderiu ao programa no ano passado. “Em março de 2018 a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] abriu o edital vimos aí uma oportunidade de levar os alunos para escola já no início da graduação. Então nos cadastramos, fomos aprovados e a partir disso fizemos seleção dos alunos interessados e das escolas que os receberiam”, disse.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Sobre o objetivo da atividade, a professora Sonia mencionou que na oficina foram confeccionados os ‘pega varetas gigante’, que é tanto para o aluno aprender a fazer, quanto utilizar nas aulas de Educação Física. “Todos os materiais foram adquiridos com recursos do próprio programa e ainda fizemos a entrega de materiais esportivos para serem utilizados nas aulas de Ginástica das escolas parceiras. Em agosto faz um ano que iniciamos as atividades no Pibid, proporcionando aos nossos alunos o contato com o cotidiano escolar”, falou.

Cada escola possui oito bolsistas da UNIGRAN e disponibiliza um professor supervisor que acompanha e orienta as atividades executadas.

Ester Domingues de Moraes, professora da Escola Loide Bonfim Andrade, destacou o trabalho realizado pelos bolsistas. “Os pibidianos são um presente para nós, tanto para os professores quanto para a escola, porque eles vão para somar, contribuir, e nos ajudam muito. Para eles também é uma experiência muito boa, porque só o estágio não é suficiente, com o Pibid, eles ficam cerca de um ano a um ano e meio na escola observando todas as atividades, o dia a dia que tem dentro da quadra e o comportamento dos alunos. Estamos muito felizes com eles, pois são parceiros, colaboradores e agradeço muito à UNIGRAN por ter aderido ao programa”, agradeceu.

Já a bolsista Geovana Gonçalves Chamorro, acadêmica do 6º semestre, apontou algumas contribuições do programa para a formação. “Participar do Pibid nos dá muita experiência com as turmas, que são de diferentes idades, e como trabalhar com cada uma delas. Por meio dele, vivenciamos como é ser professor dentro da Escola. Foi a melhor oportunidade que eu tive e que está contribuindo muito com a minha vida profissional”, informou.

Além do curso de licenciatura em Educação Física, também participa do Pibid UNIGRAN o curso de Pedagogia. No total, 48 acadêmicos recebem uma bolsa financeira mensal e têm a oportunidade de articular a teoria com a prática, iniciando a docência desde os anos iniciais da graduação, por meio do programa que é vinculado à Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
FONE: (67) 3411-4141 / Fax: (67) 3411-4167
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Todos os Direitos Reservados

Baixe os apps Unigran