Leveza do ‘Pequeno Príncipe’ inspira quarto de bebê na UNIGRAN Decor

Projeto do quarta infantil foi desenvolvido por acadêmicos de Design de Interiores a distância

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Essa é uma das frases icônicas do livro ‘O Pequeno Príncipe’, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que foi inspiração para o quarto de bebê na UNIGRAN Decor 2019. O ambiente foi idealizado com a finalidade de receber o novo membro da família de forma aconchegante, criativa e lúdica.

O espaço é um convite à imaginação e aos sonhos. As nuvens do céu enaltecem a claridade do dia e as atividades diárias, já as estrelas do céu, representam o cair da noite. A profissional responsável pelo ambiente é a coordenadora do curso de Design de Interiores a distância, Mara Lima e contou com a participação de cerca de 20 acadêmicos.

“Começamos a imaginar a vida e história de quem íamos nos inspirar. O projeto foi baseado no livro que, após várias leituras, entendi quais os personagens – ovelha, rosa e raposa – e elementos – noite, dia, avião, planetas, etc. –, seriam necessários para criar a atmosfera que lembrasse sutilmente o personagem principal”, menciona a professora.

A escolha da cor da parede foi em conjunto com os alunos, que optaram pela cor olhos azuis. “Definimos que o ambiente representaria o dia e a noite, assim como narrado na história, utilizamos papel de parede de nuvem para representar o dia e de estrelas para a noite. E alguns planetas também seriam colocados no projeto. No piso, a escolha deu se pela busca de conforto e aconchego”, conta.

A paleta de cores predominante nos tons azuis proporcionam calma, tranquilidade e leveza ao espaço, elementos essenciais para o ambiente. O cenário ganhou um avião de newborn que foi pendurado no teto simulando o voo, objetos lúdicos e estimulantes à imaginação, uma referência da história. “O playground fora projetado para atender crianças de zero a 6 anos, estimulando cada fase do crescimento infantil, desde o gatinhar, subir, escorregar até andar. Ponto lúdico que refere-se às aventuras do personagem. Os tapetes todos escolhidos no formato de nuvem para evidenciar o decorrer do dia e das horas como também mencionado no clássico. Todos os objetos de decoração possuem alguma referência a história”, ressalta Mara Lima.

A coordenadora enfatiza a contribuição da mostra aos futuros profissionais. “A proposta de extensão do projeto aos alunos do nosso curso a distância, possibilitou a participação ativa de cada um e permitiu que os mesmos presenciassem o dia a dia do desenvolvimento de um projeto em todas as suas fases e sua execução demonstrando quais as necessidades do cliente, as dificuldades e imprevistos e como se adequar às mesmas. Além de aprenderem como vender sua ideia ao apresentá-la ao público”, afirma.

Os fornecedores do ambiente são as lojas Aconchego Decorações, Golfinho Baby, Duoll Movéis e Para Criativos Decor. Patrocinaram o espaço as empresas Jeep Grandourados, Franzolin Engenharia e Art Móveis.