Conselho Nacional de Saúde elogia atuação do Comitê de Ética da UNIGRAN

Consultores da Conep durante reunião com a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, e a coordenadora do CEP UNIGRAN, Ana Amélia Gomes

Na última semana, a UNIGRAN recebeu a visita dos consultores da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde – Conep/CNS, Claudete Kronbauer e Francisco Viana. A atividade faz parte do Projeto de Qualificação de Comitês de Ética em Pesquisa que integram o Sistema CEP/Conep e acontece em todo o país.

O Projeto é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep e o Ministério da Saúde que objetiva educar e promover o reconhecimento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep, para valorizar os CEP nas instituições, padronizar o trabalho administrativo dos Comitês e fortalecer análise e discussão ética realizada pelos CEP.

O Projeto tem dois eixos: um de reconhecimento e outro de educação. O eixo de reconhecimento compreende uma leitura do trabalho administrativo e de análise ética desenvolvido pelo CEP. Já o eixo educativo compreende atividades in loco, com visitas a cada CEP do Sistema, e a implementação da ferramenta de educação a distância (EaD) do Sistema CEP/Conep.

Kronbauer explicou que o projeto é dividido em três momentos. “A Conep pensou na realização do projeto em momentos. Primeiro com a coordenação e com representantes dos usuários, depois com a reitoria das instituições, para falar da importância e do reconhecimento do trabalho dos colegas, e por último, uma capacitação com todos os membros do Comitê de Ética, por meio da abordagem de algumas temáticas relevantes ao Sistema CEP/Conep e também a construção de possíveis alternativas de melhoria no trabalho executado”, disse.

Também elogiou a atuação do Comitê da UNIGRAN. “O trabalho do Comitê de Ética da UNIGRAN, sob a coordenação da professora Ana Amélia, é excelente. Constatamos um trabalho primoroso, que envolve desde o reconhecimento da documentação até o atendimento a plataforma Brasil, que é a ferramenta que nós utilizamos para acompanhar os protocolos e todas as pesquisas que envolvem seres humanos passam por ela. Realmente a UNIGRAN está de parabéns pelo apoio e pelo suporte que dá ao Comitê, que possui uma excelente estrutura”, apontou.

Já Ana Amélia Gomes, coordenadora do CEP da UNIGRAN, destacou os benefícios do projeto. “Foi um momento de grande importância para a instituição. Durante a visita, a Comissão analisou todos os procedimentos dos trabalhos e atividades do Comitê e após isso, orientou alguns pontos que podem melhorar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido e que vai ampliar a garantia e a proteção dos direitos dos participantes em pesquisas científicas”, finalizou.

No total, o projeto vai contemplar 843 Comitês de Ética em Pesquisa em todo o território nacional. Nesta primeira fase, que deve durar até agosto, a Conep atende os Comitês que possuem entre 50 e 600 protocolos por ano, como é o caso da UNIGRAN que possui uma média anual de 170 projetos cadastrados.